Por que usar IATF em rebanhos leiteiros?

inseminação

* Texto baseado no trabalho de Reprodução dos alunos da Academia do Leite com a orientação do Professor e Médico Veterinário Michel Nogueira e a Professora de Ciências Biológicas Marcela Tamura

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação tradicional, evitando falhas reprodutivas, sendo uma importante ferramenta que auxilia na melhora dos índices reprodutivos dos rebanhos leiteiros.

Quais são os benefícios das técnicas IATF?

A busca por alternativas que possam gerar lucro para a propriedade são cada vez maiores devido a crescente demanda no mercado leiteiro e a alta concorrência.

Segundo o Manual de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em gado leiteiro do Tecnopec busca-se: diminuir o intervalo entre partos (IEP) e aumentar a proporção de animais em lactação, além do número de bezerros produzidos por ano.

Nessa circunstância, o manual relata porque as técnicas de IATF se mostram ferramentas valiosas:

• Eliminam a necessidade de observação de cios nas vacas sincronizadas. As vacas são inseminadas em horários pré-fixados, evitando-se as falhas de detecção.

• Conseguimos induzir atividade ovariana em vacas em anestro.

• Podemos programar as inseminações, os nascimentos e, consequentemente, a produção leiteira, conforme a necessidade, (manter a produção constante durante o ano ou aumentar a produção em períodos de entressafra).

• Diminuição do intervalo parto-concepção, com consequente aumento da produção de bezerros e leite (eficiência reprodutiva).

• Diminuição de custos de manutenção, pela redução do período ocioso das vacas do rebanho.

Quais são os custos desta técnica?

O custo da IATF pode variar de acordo com os hormônios a serem utilizados em animais em estro (quando a vaca está na fase reprodutiva) ou em anestro (quando não há manifestações de cio no animal).

Segundo valores repassados pela Loja Agropecuária AgroRoge em junho de 2019, os custos são de aproximadamente:

Custo da Técnica em estro: 17,80

Custo da Técnica em anestro: 36,05

Para se dar bem com essa técnica tão importante é necessário ter o acompanhamento de técnicos capacitados, além de utilizar boas práticas de manejo nutricional, proporcionando ótimas condições de saúde ao animal e mantendo-o em boa condição corporal.

Um dos princípios da IATF é aumentar a produtividade em rebanhos leiteiros. Conheça como o melhoramento genético pode te auxiliar nesse processo.