Planilhas para a gestão da pecuária leiteira

Imagens para blog postsO Projeto AgroSoluções TI é um projeto da disciplina de Informática Aplicada do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE, que acontece sob a coordenação do professor Carlos Eduardo Leite.

Divididos em equipes, os alunos apresentam soluções digitais através de planilhas, para resolver determinadas dores das pequenas propriedades leiteiras. A proposta pedagógica é desenvolver nos alunos, as habilidades de solução de problemas e o empreendedorismo digital, além de colaborar com a comunidade leiteira, disponibilizando as planilhas desenvolvidas de forma gratuita.

III Mostra do Projeto AgroSoluções TI

Na edição de 2022, cinco equipes participaram do projeto, com a missão de desenvolver planilhas de fácil uso, que resolvam dificuldades reais encontradas por produtores de leite na gestão das atividades diárias.

Conheça abaixo, a proposta de solução de cada equipe e tenha acesso às planilhas criadas:

1) Equipe Tecnocalf - Planilha para o acompanhamento das bezerras

“Nós da Tecnocalf, temos o propósito de apresentar informações para os produtores ou qualquer interessado no assunto bezerros(as) e produção leiteira, de forma gratuita.

Com o foco especificamente em bezerros(as), através do nosso Instagram, e de nossa planilha, esperamos ajudar pequenos e médios produtores. Porém nada impede o grande produtor de utilizar a nossa planilha.

O bezerreiro é um setor da fazenda primordial. Lembre-se da frase “A bezerra de hoje é a vaca de amanhã”, por isso devemos, com certeza, ter um cuidado especial nesse tão querido setor.

Com esta planilha, será possível controlar cada bezerra ou bezerro do seu rebanho, como nome, peso, idade, data da desmama e até mesmo a possibilidade de imprimir uma ficha individual.

Tentamos tornar a vida do produtor mais fácil, projetamos essa planilha gratuita, e estamos totalmente abertos a sugestões, críticas ou algo semelhante. Faça bom proveito desta planilha, que nós preparamos de coração, de produtor para produtor.”

Baixe a planilha de acompanhamento das bezerras clicando aqui.

2) Equipe AgroEvolution Services - Planilha de eficiência de controle leiteiro

“Olá! Somos a AgroEvolution Services, um grupo composto por 5 estudantes do curso Técnico em Agropecuária integrado com o Ensino Médio do Centro Educacional LIMASSIS - Fundação ROGE.

Está em desenvolvimento um projeto direcionado aos pequenos produtores, com o intuito de facilitar o controle de dados por meio de uma planilha sobre eficiência de controle leiteiro.

Temos também, uma página no Instagram cujo nome é @agroevolutionservices, lá você encontra várias postagens direcionadas ao espaço leiteiro.

Nossa planilha será disponibilizada no intuito de facilitar o manejo de sua propriedade. Para baixar a nossa planilha, acesse o link e baixe em seu computador: aqui.”

3) Equipe Agro Planner - Planilha de controle financeiro da nutrição

“Somos a Agro Planner!

Apresentamos uma planilha desenvolvida por estudantes de formação técnica em Agropecuária, focada no gerenciamento de pequenas e médias propriedades para o controle financeiro direcionada à nutrição dos animais.

A dieta dos animais exige grande parcela do custo total de produção, e muitas propriedades não apresentam o controle desses dados com precisão. A organização das informações são formas de criar objetivos e metas dentro de uma fazenda, ajudando a mantê-las, visualizá-las e cumpri-las.

Com nossa ferramenta é possível mensurar as despesas dos insumos, com a realidade da sua propriedade. Essas análises são importantes para ponderar, redirecionar e realizar trocas inteligentes que poupem seu dinheiro, mantendo a saúde e qualidade de alimentos dos animais, já que a nutrição é fator essencial para uma boa produção.

Estruturada com uma interface simples e eficaz, traz consigo grande acessibilidade a qualquer produtor da bovinocultura leiteira.

Baixe nossa planilha clicando aqui

4) Equipe AgrExcel Tecnologia - Planilha para o controle de estoque da farmácia

“Nós da AgrExcel somos um grupo de alunos, estudantes do Centro Educacional LIMASSIS - Fundação ROGE, estamos no 3° ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária com foco na Bovinocultura Leiteira.

Desenvolvemos uma planilha para o controle de estoque da farmácia nas propriedades, com o objetivo de sistematizar e aplicar tecnologia, principalmente em pequenas propriedades, onde o foco é ajudar no controle dos medicamentos.

O objetivo é evitar ocorrências como: o vencimento dos medicamentos, a falta do mesmo no momento de necessidade ou urgência e até um super estoque de produtos.

A solução que desenvolvemos permitirá analisar os dados de forma visual, sobre um relatório mensal de cada medicamento com entradas, saídas, vencimentos e valores gastos. Com essa ferramenta em mãos, o trabalho do produtor será facilitado, obtendo o controle de dados importantes que auxiliarão na produção leiteira e podendo mensurar a quantidade que gastará em medicamentos.

Baixe nossa planilha clicando aqui!”

5) Equipe Cow Kids Consultoria - Planilha para o controle do bezerreiro

“A equipe Cowkids surgiu com o objetivo de espalhar informação para os pecuaristas que buscam conhecimento sobre como melhorar a maneira de criar seus bezerros. Através de nosso Instagram (https://www.instagram.com/cowkidsconsultoria/) dispusemos conteúdos variados sobre sanidade, bem-estar, diferenciação de raças, explicação sobre como realizar procedimentos e etc.

Em meados de maio, nosso professor de informática nos propôs a criação de uma planilha que facilitasse o trabalho do produtor agropecuário e foi a partir disso que decidimos desenvolver uma planilha com o foco no controle do setor do bezerreiro (com enfoque na área de cria).

Nossa planilha pode ajudar pequenos e médios produtores a controlar esse setor tão importante nas propriedades leiteiras. Ela permite gerenciar os animais desde a colostragem e conta com abas como: Identificação, primeiros cuidados, controle do ganho de peso, controle de índices de morbidade e mortalidade, visão geral dos dados e área de pesquisa individual.

Com esta ferramenta será possível controlar minuciosamente essa área da fazenda, melhorar o manejo de dados, possibilitar uma visão geral e prática dos resultados dos esforços empregados nessa área, listar mais de 20 dados sobre um único animal em poucos segundos, adicionar dados sobre cada animal de maneira prática, diminuir a necessidade de papel e desorganização causada por eles, poupar tempo para tomar decisões estratégicas, etc.

Te convidamos para testar nossa planilha clicando aqui.”

Quer conhecer melhor o Projeto AgroSoluções TI e o desenvolvimento destes trabalhos dos alunos?