
Um dos maiores problemas encontrados nas fazendas de leite é o desperdício. Com um olhar mais atento, é possível identificar desperdício com materiais, com tempo de movimentação, com espera, com superprodução, controles inúteis, entre outros. Padronizar tarefas reduz variações que geram desperdícios e reduz, portanto, os prejuízos na fazenda.
Treinar o olhar para observar pequenas variações que geram desperdício e abrir espaço para registros e sugestões das equipes ajuda na solução de problemas e na gestão de pessoas para a gestão eficiente dos processos na fazenda.
As variações nos processos podem ser esperadas ou inesperadas. Lidar com as inesperadas é fácil, mas mudar o padrão das já esperadas exige mais esforço. As falhas são humanas, mas a prevenção está na avaliação e readequação dos processos, essenciais para o sucesso da fazenda de leite e do negócio leiteiro.
O principal ponto a ser focado para a redução dos desperdícios durante os processos na gestão de fazendas de leite é a padronização dos procedimentos, já que grande parte dos desperdícios vem das variações. “As tarefas devem ser executadas todos os dias da mesma maneira, com constância e uniformidade” (Paulo F. Machado).
Além disso, práticas como o uso da Ferramenta 5S, o planejamento do fluxo de trabalho e a adoção de metodologias como o MDA podem tornar o ambiente mais produtivo e seguro, garantindo melhor aproveitamento dos recursos e menos perdas no manejo diário.
Padronizar exige conhecer as tarefas uma a uma e criar um padrão para cada uma delas, com instruções claras e objetivas. Essa prática é parte essencial da gestão de fazendas e da administração do tempo, permitindo reduzir erros e aumentar a eficiência.
Como sugestão para padronizar os processos na criação de gado leiteiro, o Sistema Agro + Lean da Clínica do Leite recomenda:
Como ilustração de um procedimento padronizado na fazenda leiteira, segue o diagrama abaixo, elaborado por alunos da Academia do Leite / FUNDAÇÃO ROGE para padronizar procedimentos da ordenha:

Um dos grandes desperdícios nas fazendas é o de tempo — tempo de espera, tempo além do necessário por falta de treinamento, tempo com visitas inesperadas e ligações inúteis. Tanto tempo perdido e improdutivo... Por isso, a administração do tempo e a gestão de pessoas são fundamentais para melhorar o desempenho e a produtividade.
A aplicação de metodologias como o 5S, o acompanhamento de indicadores do mercado do leite e a busca por soluções contínuas em gestão de fazendas de leite são diferenciais que garantem o crescimento sustentável e o sucesso da propriedade.
Quer dicas para melhorar a administração do tempo nas atividades da fazenda?
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466
