Padronize as tarefas e reduza os prejuízos na fazenda

Padronização de tarefas na fazenda

Um dos maiores problemas encontrados nas fazendas leiteiras é o desperdício. Com um olhar mais atento, é possível identificar desperdício com materiais, com tempo de movimentação, com espera, com superprodução, controles inúteis, entre outros. Padronizar tarefas reduz variações que geram desperdícios e reduz, portanto, os prejuízos.

Treinar o olhar para observar pequenas variações que geram desperdício e abrir espaço para registros e sugestões das equipes, ajuda muito na solução de problemas para a gestão eficiente dos processos na fazenda.

As variações nos processos podem ser esperadas ou inesperadas. Lidar com as inesperadas é fácil, mas mudar o padrão das já esperadas exige mais esforço. As falhas são humanas, mas a prevenção está na avaliação e readequação dos processos.

Como reduzir desperdícios no processo?

O principal ponto a ser focado para a redução dos desperdícios durante os processos na gestão de fazendas é a padronização dos procedimentos, já que grande parte dos desperdícios vem das variações. “As tarefas devem ser executadas todos os dias da mesma maneira, com constância e uniformidade” (Paulo F. Machado).

Como padronizar um procedimento?

Padronizar exige conhecer as tarefas uma a uma e criar um padrão para cada uma delas, com instruções claras e objetivas.

Como sugestão para padronizar os processos na fazenda, o Sistema Agro+Lean da Clínica do Leite recomenda:

• Escreva o fluxo com os resultados em mente
  • Defina início e fim do procedimento
  • Acompanhe os operadores e peça ajuda para escrever cada passo
  • Escreva a partir do que já está sendo feito. Não mude a forma, nem invente novos passos neste primeiro momento
  • Tire foto de cada passo
  • Peça para os envolvidos na ação alinharem a sequência dos passos
  • Coloque no formato de diagrama, sejam os textos ou as imagens
  • Detalhe separadamente as instruções do trabalho em cada etapa, se necessário
  • Treine as pessoas

Como ilustração de um procedimento padronizado na fazenda leiteira, segue o diagrama abaixo, elaborado por alunos da Academia do Leite/Fundação Roge para padronizar procedimentos da ordenha:

Procedimento operacional de ordenha

Um dos grandes desperdícios nas fazendas é o de tempo. Tempo de espera, tempo além do necessário por falta de treinamento, tempo com visitas inesperadas e ligações inúteis. Tanto tempo perdido e improdutivo...Quer dicas para melhorar a administração do tempo nas atividades da fazenda?

Clique aqui