Blog | FUNDAÇÃO ROGE

Como reduzir casos de mastite com o manejo de higiene na ordenha

Written by Fundação Roge | Ter, dez 11, 2018 @ 01:57 PM

* Texto adaptado do trabalho de conclusão de curso “Qualidade do leite e manejo de ordenha em um propriedade leiteira no município de Itajubá-MG", de Emanuelle Aline Xavier dos Santos, aluna do Curso de Agropecuária da Academia do Leite, sob orientação do professor: Thiago Morais Duarte.

Foram avaliados os principais pontos para um leite de qualidade e um manejo de ordenha adequado. Foi analisada a enfermidade conhecida como Mastite, com maior aprofundamento na Mastite Subclínica, em que havia maior incidência na propriedade.

Leite de Qualidade e Manejo de Ordenha

O manejo da ordenha é fundamental, tanto na qualidade do leite, quanto na quantidade produzida, envolvendo fatores de bem-estar animal, saúde de úbere, de higienização na ordenha. Leite de qualidade é aquele que é produzido por vacas sadias!

Analisando a propriedade no município de Itajubá-MG, foram avaliados quais são os principais pontos para um leite de qualidade por meio de manejo de ordenha adequado. A enfermidade conhecida como Mastite, com maior aprofundamento na Mastite Subclínica, foi constatada que havia maior incidência na propriedade.

Afinal, o que é Mastite?

Mastite é o processo inflamatório da glândula mamária, podendo ser infecciosa ou traumática, além de provocar a redução da produção, juntamente com o aumento da Contagem de Células Somáticas (CCS).

Importância do controle da Mastite

É importante fazer o controle da mastite, pois ela afeta diretamente na qualidade do leite. De acordo com estudos realizados, 30% está relacionada a mastite clínica e 70% a mastite subclínica (GUIMARÃES, 2013).

Mastite clínica

Sinais clínicos: Úbere inflamado e dolorido, febre, queda na produção, ou nenhuma alteração anatômica, apresentando grumos no leite.

Diagnóstico: Teste da caneca de fundo preto ou telado.

Mastite subclínica

Sinais Clínicos: Não apresenta.

Diagnóstico: Teste de CMT (Califórnia Mastite Teste).

Métodos de prevenção Mastite Subclínica

• Higiene dos equipamentos;

• Higiene dos ordenhadores;

• Desinfecção de tetos.

Boas práticas de Manejo na Ordenha

• Lavar os tetos com água corrente ou clorada;

• Realizar teste da caneca de fundo preto ou telada;

• Fazer o pré-dipping corretamente;

• Secar os tetos com papel toalha;

• Fazer o pós-dipping;

• Observar os sinais apresentados pelas vacas (Ex.: Diminuição na produção e alimentação);

• Assegurar um ambiente limpo e confortável antes, durante e depois da ordenha;

• Manter rotina de ordenha.

Estudo de Caso

O objetivo do estudo de caso foi apresentar as principais características e a importância de produzir um leite de qualidade, por meio do manejo de ordenha para os funcionários da propriedade.

Metodologia

O trabalho foi realizado nos meses entre junho e agosto de 2018, com o total de 22 animais. Para analisar a eficiência do manejo de ordenha foi realizado o teste CMT quinzenalmente.

• Manejo de ordenha realizado antes do estudo de caso: Pré dipping, secagem de tetos, colocação das teteiras e pós dipping.

• Novo manejo de ordenha: dipping (limpeza dos tetos com água clorada), teste de caneca do fundo preto, pré dipping, secagem de tetos, colocação das teteiras e pós dipping.

Passo a passo do novo processo de ordenha:

Teste de CMT

Para a execução do teste de CMT foram utilizados os seguintes materiais: uma raquete com quatro cavidades própria para realização do teste, uma seringa para retirada do reagente do vidro, e por fim a solução para o teste de CMT.

Avaliação do teste de CMT antes da adoção do novo manejo de ordenha

Na primeira avaliação antes da adoção de boas práticas de higiene no manejo de ordenha, pode ser observado que o grau de mastite que teve maior resultado foi o negativo com 38 quartos mamários.

Avaliação do teste de CMT após da adoção do novo manejo de ordenha

Quando a adoção das boas práticas de higiene é aplicado corretamente pode ser observado que os resultados surtem positivamente, sendo observado que o grau de mastite que teve maior resultado foi o negativo com 44 quartos mamários.

Portanto, este estudo comprovou que a adoção de um correto manejo de higiene na ordenha, reduziu os casos  de mastite, influenciando positivamente nos resultados do teste de CMT.

A mastite além de ser uma doença muito comum, traz grandes prejuízos produtor. Conheça dicas para prevenir a mastite: