"A criação de um Centro Cultural em Delfim Moreira é motivo de alegria e orgulho a todos nós Delfinenes, que poderemos, através dele, imortalizar a história e os feitos dos construtores deste "pedacinho de chão" que tanto amamos. A sua inauguração no último dia 03 de setembro foi enaltecida com a apresentação do Coral Infantil Cantoria de Criança, o qual é prova viva do quanto a cultura delfinense tem sido estimulada ultimamente."
Carmem Lúcia Ferreira Alves - Gestora Administrativa da FUNDAÇÃO ROGE
A antiga estação... hoje o Centro Cultural
A Antiga Estação Ferroviária é um exemplo de arquitetura da primeira metade do Século XX, período em que o Município iniciava sua participação na produção e exportação do marmelo.Os trilhos do trem e a estação ferroviária tiveram um papel fundamental na consolidação da atividade na região.
Construída em 1.927 a Antiga Estação Ferroviária constituiu-se no decorrer do tempo,como um precioso bem representativo da história local.
O edifício representa o momento de maior prosperidade econômica do antigo povoado,além de recriar no imaginário dos mais antigos,as transformações sociais e culturais decorrentes de um meio de transporte ,rápido e eficiente,que alterou as noções de tempo e espaço.
A Estação Ferroviária foi o portal de entrada daqueles que chegavam a Delfim Moreira.Serviu de inspiração para a denominação do distrito,na ocasião de sua emancipação político-administrativa,em 1938.
O transporte de cargas,assim como o embarque e desembarque de passageiros na estação,perdurou desde a sua construção até o ano de 1.961.
O Edifício permaneceu vazio até a década de 1970. Em 1986,a Prefeitura adquiriu a posse do imóvel.
Nos últimos anos ,seu espaço passou a abrigar repartições do Poder Executivo e Legislativo,testemunhando importantes decisões políticas que influenciaram a vida de toda a população municipal.
Em 2008 através do Decreto Nº 3285/2008 foi feito o tombamento da Antiga Estação pelo Conselho Municipal de Patrimônio , por seu valor histórico,artístico e arquitetônico.
Em 2009,foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura o Projeto de Reforma e Revitalização do prédio ,sendo o Projeto Arquitetônico da Arquiteta Flávia Murad da All Martins .Em 2010 teve início as obras de reforma pela Empresa SALES e SILVA.
A obra foi concluída em 30/06/2011 e inaugurada em 03/09/2011 com a Implantação do Centro Cultural “Pe.Arlindo Giacomelli” .
O Centro Cultural abrigará os seguintes setores e serviços:
a- Secretaria de Cultura e Turismo: órgãos ligados a gestão das Políticas Culturais e de desenvolvimento turístico do Município;
b- Museu Histórico-Cultural: Espaço destinado a exercer a salvaguarda dos bens culturais identificados como de valor para a preservação da memória e do patrimônio cultural local e fomentar as relações e reflexões entre pessoas.Um espaço onde seja discutido a cultura e a produção artística contemporânea.Seu campo de atuação será a preservação, a pesquisa e a comunicação.
c- Sala Multiuso-espaço destinado a realização de cursos de capacitação, Exposições temáticas, oficinas, exibição de vídeos e filmes e outros eventos.
Referência Bibliográfica: Parecer Técnico e Inventário da Antiga Estação Ferroviária. Memória e Arquitetura, 2008.
Informações complementares: Edméia Guimarães Alkmin - Secretária de Educação e Cultura
Delfim Moreira, 03 de setembro de 2011.
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466