SEJA UM INVESTIDOR
Blog

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial




"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.

Em 1976, a ONU determinou que o dia 21 de Março passasse a representar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar a morte dos 60 negros e outras centenas de pessoas feridas da cidade de Shapeville, na África do Sul, manifestação ocorrida neste mesmo dia do ano de 1960. Tal manifestação deu-se através do protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem frequentar as áreas “brancas” da cidade. Porém esses seres humanos foram vítimas da discriminação, intransigência e preconceito racial.

Durante 300 anos os negros produziram a riqueza do Brasil, com seu trabalho escravo. Sem direito de aprender a ler e escrever, chamados de ignorantes, os negros sofriam de total preconceito racial. Mas ao contrário de que muitos pensavam, eles tinham cultura. Suas crenças, músicas, danças, hábitos, artesanatos, expressões religiosas, técnicas de plantio e produção invadiram o Brasil, marcando muito a cultura brasileira. Em 13 de maio de 1888 quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, dando liberdade a todos os escravos, a discriminação racial se tornou mais intensa. Havia liberdade, mas sem direitos iguais.

E até hoje podemos ver nas ruas o reflexo da história. Depois de tantos anos, ainda é possível ver a discriminação racial em uma sociedade preconceituosa e muitas vezes cruel, seja para disputar uma vaga de emprego, de escola, em atividades culturais. Enfim, passa ano, vira ano e o importante é lembrarmos este dia que significou muito para os negros e para nossa história, e fazer as pessoas refletirem sobre o que estão fazendo para mudar essa triste realidade do preconceito. E você, já teve uma atitude racista? Já viu alguém discriminando um cidadão? O que fez para defendê-lo? Reflita. E aja a favor de um mundo melhor para todos, negros, pardos, brancos, amarelos.


Autora: Juliana Matos

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.