SEJA UM INVESTIDOR
Blog

Sistema de medição ajuda a reduzir perdas na colheita de grãos




colheita de graõs.jpg

O índice de desperdício de grãos é cada vez maior e consequentemente os prejuízos no campo.  Uma nova técnica desenvolvida pela EMBRAPA e EMATER foi aplicada em 2012 no município de Cambé – PR com o intuito de ajudar a diminuir o prejuízo dos investidores do agronegócio.

Fonte: Globo Rural

Os produtores de soja do Paraná têm conseguido reduzir a perda de grãos durante a colheita. Eles utilizam um método desenvolvido pela Embrapa e pela Emater, que ajuda a reduzir o prejuízo no campo.

As máquinas no campo colhem toneladas de soja que são descarregadas em Cambé, no norte do Paraná. Com a análise dos grãos que a máquina não recolhe a Embrapa Soja em parceria com instituições como a Emater tem ajudado os agricultores a perder menos grãos.

“É muito simples, rápido e prático. Em uma armação delimitada em função da largura da plataforma o produtor coleta os grãos que caem ao solo, que a máquina não recolhe, e coloca diretamente no copo medidor. Uma escala graduada diz quantos sacos são perdidos por hectare”, detalha o pesquisador José Miguel Silveira.

No copinho fica o máximo tolerado de perda, de uma saca por hectare, para que não haja sério prejuízo. Quando a técnica começou a ser aplicada, nos anos 80, o índice estava em sete ou oito sacas por hectare.

Todos os operadores de colheitadeira passaram por treinamento para dirigir a máquina na velocidade certa e para aprender a identificar problemas na regulagem dos equipamentos.

O agricultor Frederico Peruzzi, que adotou a medição há 12 anos, tem praticamente zero de perdas em dois mil hectares. “Tem que ver tudo que dá. Já pouco sobra e se não aproveitar tudo, menos fica”, diz.

O município de Cambé tem o menor índice de desperdício do Paraná, com 22 quilos por hectare. A média nacional, segundo a Emater, passa de 120 quilos, o equivalente a duas sacas por hectare.

 

Assim como o plantio, é possível reduzir os prejuízos com a mastite bovina. Quer saber como?

Clique Aqui

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.