Curso técnico em meio ambiente visita a COPASA - MG

Fonte: http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=86

Trabalhando junto à sociedade no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais globais como a preservação dos recursos naturais, as mudanças climáticas, a degradação dos solos, o crescimento demográfico e urbano e as ameaças a biodiversidade, a Copasa assume seu papel de liderança no setor de saneamento desenvolvendo tecnologias e implantando serviços eficientes de saneamento em quase 600 municípios, atividades essas que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável de todo o Estado de Minas Gerais, e conseqüentemente para a sustentabilidade do planeta.

Além de garantir água tratada de boa qualidade para quase 14 milhões e meio de mineiros a Copasa mantém Reservas Ambientais com área em torno de 25 mil hectares distribuidas na RMBH, na região de Montes Claros/Juramento e no vale do Jequitinhonha nas proximidades de Diamantina e em Pedra Azul e Medina.  No ano de 2010 irão integrar essas reservas mais 1800 hectares da cidade de  Teófilo Otoni.

Atua também na preservação dos recursos hídricos na sua forma mais ampla aliando as suas atividades operacionais a sensibilização ambiental da população atendida e de seus funcionários, a busca contínua pela adequação e melhoria de processos produtivos e o incentivo ao consumo consciente e à preservação ambiental nas comunidades abastecidas.

Baseado nessa atuação de sensibilização ambiental, a COPASA em Itajubá recebeu os alunos da FUNDAÇÃO ROGE, no dia 19 de outubro de 2011 com o objetivo de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto suas operações e instalações. A visita técnica propiciou aos alunos do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente e Agroenergia a efetividade dos conceitos abordados pelo professor Rogério Coli durante as aulas.

A educação para o consumo sustentável, as soluções integradas de proteção dos mananciais e as ações de recuperação ambiental integradas ao tratamento de esgotos são exemplos efetivos de atividades que têm permitido recuperar mananciais em todo o estado de Minas Gerais.

Confira mais fotos no picasa, clicando aqui

visita copasa mg