O projeto teve início em 11/04/2011 quando aconteceram as orientações e coleta das dúvidas intrigantes. Essas dúvidas foram identificadas por alunos e professores: questões do dia a dia que instiguem a curiosidade ou ensejem solução inovadora para um problema e que sejam passiveis de investigação na busca por respostas/soluções, para cada nível de formação do alunado. Foram selecionadas cinco dúvidas e encaminhadas para a SRE ( Superintendência Regional de Ensino) e concorreu com todas as escolas da SRE para serem selecionadas. Todas as nossas dúvidas foram selecionadas e postadas no site.
A adesão da escola no projeto foi realizada com o envio e a escolha das “dúvidas intrigantes” produzidas, que serviram de objeto de investigação pelos alunos.
Através da coordenação da SRE/FACESM/ SEBRAE/SECTES em 10/05/2011 houve a capacitação dos professores e especialistas de toda a SRE. A partir de 11/05/2011, início e desenvolvimento das pesquisas com as turmas sob coordenação dos professores apoiados pelos Especialistas. Em 29/08/2011 encontro para nivelamento e aprofundamento sobre formas de registro da pesquisa para professores inscritos/ especialistas/ SRE/FACESM/SEBRAE.
A E.E. Marquês de Sapucaí desenvolveu cinco trabalhos:
-Casa ecologicamente sustentável - alunos do 1⁰V
-Aquecedor solar com garrafa pet - alunos do 1⁰V
-Energia mecânica (de bicicleta ergométrica) produzindo energia elétrica. - alunos do EJA 1⁰ PM
-Biodigestor - alunos do 2⁰ M
-Expansão dos gases para acionar um dispositivo de segurança.- EJA 3⁰ P M
Esses trabalhos foram apresentados em uma Feira de Ciência interna no dia 30/08/11, onde houve votação pelos alunos, professores, direção, especialistas e funcionários da SRE. Dois trabalhos foram contemplados, porém os próprios alunos perceberam que poderia haver uma junção entre eles, e assim ocorreu a união do biodigestor com a expansão dos gases.
As equipes passaram a trabalhar juntas nesse projeto, que foi selecionado pela SRE para participar da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA em 21/10/11, cujo tema desse ano foi Mudanças Climáticas, Desastre Naturais e a Prevenção de Riscos.
Tema do projeto:
Utilização do Biogás no Acionamento de Dispositivo de Segurança, através da Expansão dos Gases
Objetivos:
Compreender e verificar o biogás (metano) como um gás renovável, originário da decomposição de matéria orgânica para acionar um dispositivo de segurança, através da expansão dos gases, além de:
- Realizar a interação entre a teoria e a prática;
- Ampliar o universo de conhecimento científico, tão presentes em nosso cotidiano;
- Gerar gás através da decomposição de material orgânico;
- Utilizar a queima de gás para acionar máquinas térmicas, aproveitando a energia renovável;
- Empreender e implementar ações nos segmentos industrial e agropecuário, visando cuidados com o meio ambiente
Envolvidos:
Alunos da EJA médio terceiro período e alunos do 2⁰ col M. Professores, especialistas e a direção da E.E. Marquês de Sapucaí.
Depoimentos:
“Quero parabenizar toda a comissão organizadora, professores e alunos pelo belo trabalho desempenhado e a direção da escola pelo apoio. Fomos tratados com muito carinho, inclusive quero agradecer a Rosani. É uma oportunidade ímpar para que os nossos educandos mostrem e divulguem os seus talentos. E é também um meio de conscientizar a nossa sociedade sobre a responsabilidade que cada um deve ter em relação à preservação do Meio Ambiente. Já é a segunda vez que fomos selecionados, da primeira vez nossa escola ficou em terceiro lugar . Queremos participar sempre desse evento, ele é muito bom, bem organizado, foi muito bom! Parabéns: expositores, professores, especialista, direção da escola e organizadores pelo belo trabalho desempenhado.”
Professora da Escola Estadual Marquês de Sapucaí
Coordenadora do projeto Tatiane Dias Maria Cavalcante
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466