Bernes em bovinos: prejuízos, tratamento e prevenção

Bernes em bovinos prejuízos, tratamento e prevençãoMuitos produtores rurais enfrentam desafios para controlar a infestação de bernes, larva da mosca conhecida como Dermatobia hominis, no rebanho bovino. A mosca deposita em outras, no seu ventre, os seus ovos e estas transmitem aos bovinos.

Comum em regiões mais quentes, este parasita causa prejuízos significativos para a propriedade, como:

• diminuição no ganho de peso
  • desvalorização do couro
  • queda na produção leiteira
  • tendência a outras doenças
  • bicheiras
  • despesas com mão de obra
  • gastos com medicamentos

Como saber se o bovino está com berne

O animal acometido pelo berne fica incomodado, apresenta sintomas de dor, fraqueza e em casos mais graves, infecções e até sangramentos por causa das bicheiras.

Tratamento contra bernes em bovinos

Na redução dos parasitas, é recomendado que se use ectoparasiticida de contato e endectocidas. O tratamento é indicado para ser feito em épocas mais chuvosas, em que as chances de infestação aumentam.

Também é preciso eliminar os bernes do animal atingido que caíram no chão, ou seja, não basta só eliminar os que estão presentes no bovino. Se isso não for feito, o risco de acometer outros é grande.

Prevenção

Cuidar da nutrição do animal para que o torne mais forte contra este parasita e manter os locais da propriedade sempre limpos, são atitudes que podem prevenir o ataque de bernes no rebanho bovino.

Segundo a Ourofino Saúde Animal, é válido lembrar que medidas de manejo devem ser adotadas, tais como, remoção e tratamento de esterqueiras, piscinas de decantação ou biodigestores no controle de outras moscas. Mesmo que a D. hominis não faça postura de ovos em fezes frescas, outros vetores utilizam as fezes para completar seu ciclo. Portanto, se controlarmos a população de vetores, estamos consequentemente controlando a população de moscas do berne (Dermatobia hominis).

No Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE você pode aprender mais sobre os bernes em bovinos, além de outros parasitas que afetam os rebanhos.

Vem fazer parte!

New call-to-action