7 EPI's fundamentais na atividade rural

7 EPIS fundamentais na atividade ruralCréditos da imagem: Blog Bel Agro

Os EPI’s são Equipamentos de Segurança Individual utilizados quando um serviço ou atividade apresenta riscos à saúde ou ameaça à segurança do trabalhador.

Os tipos de EPI’s podem variar de acordo com cada trabalho e o seu grau de risco. Toda empresa deve fornecer de forma gratuita e em bom estado para todos os funcionários os equipamentos necessários e orientá-los quanto à sua utilização.

Quais são os EPI´s utilizados pelo trabalhador rural?

Segundo o site Scalioni, os equipamentos de proteção mais importantes que devem ser utilizados pelo trabalhador rural são:

1- Máscara de proteção

Quando o assunto é agrotóxico, logo, a primeira coisa que pensamos é a nossa respiração. As máscaras nos protegem de respirar substâncias que são extremamente prejudiciais à saúde. Elas oferecem a proteção ideal que é preciso para trabalhar.

2- Luvas de proteção:

As luvas, logicamente, são para proteger as mãos. Elas possuem em sua estrutura, materiais impermeáveis e que não permitirão que nada possa transpassá-las, além de também proteger contra os agrotóxicos que não podem entrar em contato com a pele.

3- Óculos de segurança:

Os óculos de segurança protegem os olhos, não somente dos danos de agrotóxicos, mas ainda de fragmentos de outras coisas que possam atingir essa região, e de certa forma protegem os olhos da claridade também. Estes óculos, geralmente são conhecidos nas construções civis, porém, no meio rural, eles possuem algumas diferenças.

4- Macacão de segurança:

O Macacão é algo que vem por baixo do avental. Não é qualquer tipo de macacão que o trabalhador rural pode utilizar. Existe um, facilmente encontrado nos comércios de produtos rurais, que é feito exclusivamente para este ramo. Com um tecido grosso e impermeável, protege o corpo de vários acidentes como lesões e contato com produtos químicos e dejetos.

5- Boné árabe:

O Boné árabe é característico de quem trabalha no meio rural. Ele possui proteção não somente para o alto da cabeça, mas também um tecido que se estende até o ombro, cobrindo o pescoço, as laterais e também as orelhas, impedindo queimaduras do sol.

6- Avental:

O Avental é o que vai por cima do macacão. Ele protege de produtos químicos, e pode ser encontrado facilmente em vários materiais de revestimentos metálicos e também em PVC.

7- Botas:

Podemos encontrar de várias maneiras, sendo as de PVC mais comuns, porém, estas não são as melhores que existem. As mais seguras são feitas de um material mais resistente, garantindo a correta proteção aos pés.

A quantidade de acidentes no trabalho aumenta a cada dia, por isso é essencial ter uma boa gestão. Fique atento se a sua propriedade possui todos os equipamentos de segurança necessários, isso garantirá a solução de problemas deste tipo.

Boas condições no emprego podem motivar o seu funcionário, inclusive em fazendas de leite. Entenda mais sobre a importância da motivação em um ambiente de trabalho: