6 Vantagens da ordenha mecânica

6 Vantagens da ordenha mecânicaA cada dia, a busca por tecnologias que reduzam os custos e os desperdícios no campo, otimizando os processos, só aumenta. A ordenha mecânica é um exemplo disso, sendo um sistema crescente por oferecer diversas vantagens ao produtor. A escolha do melhor sistema de ordenha na propriedade leiteira deve levar em consideração a infraestrutura, o tamanho do rebanho, a equipe disponível e a produtividade animal (kg/dia de leite). Também os custos operacionais e os investimentos totais a serem realizados. Essa análise completa ajudará o produtor a optar ou não pela implantação do sistema mecânico.

Tipos de ordenha mecânica

Na ordenha mecânica o leite é tirado através de um equipamento mecânico que simula a mamada do bezerro. Existem quatro tipos de ordenha mecânica:

• balde ao pé
  • canalizada linha alta
  • canalizada linha intermediária
  • canalizada linha baixa

Sistemas da ordenha mecânica

O site Grupo Apoiar apresenta 3 sistemas da ordenha mecânica:

Sistema de vácuo:

• Bomba de Vácuo: retira o ar do sistema
  • Reservatório: evita a chegada de líquidos na bomba de vácuo
  • Regulador: mantém o nível de vácuo
  • Frasco sanitário (ordenha canalizada): bloqueia o trânsito do leite entre a unidade final e o sistema de vácuo, evitando contaminação
  • Vacuômetro: indica o nível de vácuo
  • Tubulação de vácuo: conduz o ar do sistema até a bomba

Sistema de Leite:

• Linha de leite e unidades de ordenha: levam o leite do teto ao tanque

Sistema de pulsação:

• Pulsadores: estabelecem as fases de ordenha e massagem

Apenas com essas informações básicas a respeito do funcionamento da ordenha mecânica, já é possível compreender o quanto é fundamental o bom planejamento, a manutenção periódica, uma equipe treinada e operação correta, o que exige que a fazenda realmente se prepare para a implantação deste sistema.

Vantagens da ordenha mecânica

Fica evidente que este investimento apresenta retorno muito satisfatório no aumento da qualidade do leite e da produtividade. Isso porque apresenta grandes vantagens como:

1- Redução de tempo de ordenha
2- Economia na contratação de mão de obra
3- Não estressa o animal
4- Podem ser ordenhados mais de um animal por vez
5- Maior facilidade de operação / manejo
6- Rotina de ordenha com horários fixos

Vale lembrar que nenhum sistema de ordenha interfere na qualidade do leite desde que sejam seguidas as boas práticas de higiene na hora da ordenha.

Precisando de produtos para a ordenha mecânica? Na nossa loja agropecuária AgroROGE tem! Confira pelos contatos:

Whatsapp: (35) 99721-0172

Email: atendimento@agroroge.com.br