Blog

5 forrageiras para solos de baixa fertilidade




5 forrageiras para solos de baixa fertilidade

A produção de forragens é a principal fonte de alimento para os rebanhos bovinos, com qualidade e custos compatíveis para o bom desempenho da atividade. Para a escolha de uma espécie forrageira, deve-se considerar a produtividade e qualidade nutritiva, mas principalmente sua adaptação ao clima e tipo de solo local.

Para auxiliar nessa escolha, conheça neste conteúdo algumas forrageiras e suas características agronômicas divididas em relação à sua adaptação a solos de baixa fertilidade.

 

 

1. Amendoim forrageiro (Arachis pintoi)

 

Amendoim forrageiro (Arachis pintoi)

Fonte: Portal Embrapa, 2014.

O amendoim forrageiro é uma leguminosa perene, de crescimento rasteiro, que apresenta boa resistência ao pisoteio e fixa até 200kg/ha/ano de nitrogênio. Pode ser utilizado como pastagem em sistema solteiro, em consórcio com gramíneas mais agressivas ou ainda servir de banco de proteínas.

Esta forrageira se adapta bem a altitudes desde o nível do mar até cerca de 1.800m, tolera bem os solos ácidos, não é exigente em fertilidade do solo e tem média exigência ao fósforo. 

Sua propagação se dá por meio de sementes e mudas (estolões bem desenvolvidos que devem ter de 20 a 30 cm e conter pelo menos 4 gemas). A semeadura deve ser feita no verão, podendo ser realizada a lanço, utilizando-se de 4 a 7kg/ha. O plantio de mudas deve ser no verão em sulcos espaçados de 0,5 m ou em covas com espaçamento de 1,0 x 0,5m a 15cm de profundidade, deixando 2 gemas desenterradas.

 

 

2. Braquiária Humidícola (Brachiaria humidicola)

 

Braquiária Humidícola (Brachiaria humidicola)

Fonte: Orsesa¹.

 

A Braquiária humidicola é uma planta perene, rústica e com boa adaptabilidade. Ela suporta solos bastante úmidos e até alagados por um período e também resiste bem à seca e ao frio, se adapta bem a solos ácidos e de baixa fertilidade. É uma forrageira utilizada tanto em pastejo direto quanto no rotacionado, suportando altas cargas animais.

A planta apresenta boa digestibilidade e palatabilidade, oferecendo teor de proteína variando entre 5 a 7% e produtividade de 9t/ha/ano de matéria seca. Além disso, possui boa tolerância contra as cigarrinhas das pastagens.

Para um bom manejo, recomenda-se fazer entrada para pastejo quando a planta atingir 20cm e fazer a saída quando atingir 10cm.

 

 

3. Capim Andropogon (Andropogon gayanus)

 

Capim Andropogon (Andropogon gayanus)

Fonte: MF Rural².

 

O capim Andropogon é uma gramínea muito adaptada a solos ácidos e pobres em fertilidade. É uma forrageira perene, muito palatável, apresenta produtividade variando de 10 a 20 t/ha/ano de matéria seca e teor de proteína bruta variando de 6 a 10%.

Esta forrageira pode ser utilizada em sistema de pastejo ou cortada para ser fornecida verde no cocho. Em sistema de pastejo, a entrada dos animais deve ocorrer quando o dossel apresentar altura de 70cm e saída ou corte à 25 cm do solo.

O Andropogon apresenta boa tolerância à cigarrinha das pastagens, ao fogo e à seca, possuindo ótima rebrota após as primeiras chuvas, e oferece média tolerância ao frio e baixa à solos úmidos.

 

4. Estilosantes (Stylosanthes spp.)

 

Estilosantes (Stylosanthes spp.)

Fonte: EMBRAPA, 2007.

 

Os estilosantes são plantas forrageiras que pertencem à família das leguminosas. Eles apresentam bom desenvolvimento em solos ácidos e de baixa fertilidade, respondendo com melhores produções ao uso de fertilizantes. 

A forrageira apresenta boa palatabilidade e bons valores nutricionais, além de  produção de matéria seca variando de 8 a 14 t/ha/ano quando cultivado em sistema solteiro. Em sistemas consociados, a produtividade esperada é de 3 a 6t/ha/ano. 

Para seu cultivo, recomenda-se pluviosidade de 700 a 1.800mm. A planta não se adapta a locais sujeitos a ocorrências de geadas frequentes e com umidade do ar e temperaturas altas o ano todo.

O estilosantes podem ser utilizados como banco de proteínas, recuperação de pastagens, adubação verde, ou para pastejo solteiro ou consorciado com Brachiaria decumbens cv. Basilisk, B. brizantha cvs. Marandu, Xaraés e Piatã, B. humidicola cv. Humidicola e Andropogon.

 

 

5. Feijão Guandu (Cajanun cajan)

 

Feijão Guandu (Cajanun cajan)

Fonte: Syngenta, 2021.

 

O feijão guandu é uma planta forrageira perene de crescimento arbustivo. Pertencente à família das leguminosas, seus principais tipos de uso são como feno, silagem, pastejo ou picado verde. 

Também é recomendado como adubo verde, sendo capaz de fixar de 90 a 150kg/ha de N por ano. Pode também ser consorciado com o milho para silagem, sendo colhidos e ensilados conjuntamente, elevando os níveis da proteína bruta em até 6%.

Sua utilização como planta forrageira apresenta satisfatória palatabilidade e digestibilidade, com teores de proteínas próximos à 20%, contudo, apresenta tanino como fator limitante. A produção de matéria seca anual é de 20 a 40t/ha.

O feijão guandu possui ampla adaptação a diferentes climas, preferindo os climas quentes e úmidos. Vegeta bem em vários tipos de solos, não sendo exigente em fertilidade. A temperatura ótima é de 35 graus e a crítica de 10 graus.  Requer de 625 a 1500mm por ano.

 

 

Acerte na escolha da melhor forrageira para o seu rebanho!

 

Um dos principais fatores que influenciam a produção de leite é a alimentação dos bovinos. Sendo assim, é fundamental escolher a melhor forrageira. Uma forragem de qualidade pode melhorar a saúde dos animais, reduzir os custos de alimentação e aumentar a rentabilidade da atividade leiteira.

 

Falando em forrageiras, que tal conhecer 3 tipos para a produção de silagem?

CLIQUE AQUI

 

Thays Cordeiro Mota Lorena

Thays Cordeiro Mota Lorena

Engenheira Agrônoma, professora na FUNDAÇÃO ROGE e Consultora Técnica. Para ela, despertar e estruturar conceitos técnicos nos alunos fará com que estes terão excelência no dia a dia no campo.