Blog

Quais os 3 maiores benefícios da agricultura de precisão?




Quais os 3 maiores benefícios da agricultura de precisão?Créditos da imagem: Wanielle Carvalho

Texto baseado no curso "Primeiros passos na agricultura de precisão” no Clube Leiteiro, conduzido pelo Engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho.

 

A agricultura de precisão é a conexão de máquinas, tecnologia, pessoas e inteligência para executar operações agrícolas de forma eficiente, permitindo aumentar a rentabilidade de maneira sustentável. Isso se dá através do uso do elemento correto, no lugar e tempo corretos, na medida certa e da forma correta.

Nascida da variabilidade que se tem nas propriedades, a agricultura de precisão tem como objetivo, tratar cada espaço de forma distinta, com o máximo de eficiência. Mas quais são os principais benefícios e os recursos necessários para começar a implantar esta técnica?

Variabilidade

 

Em uma propriedade rural, pode-se ter uma grande variabilidade, como por exemplo, talhões onde já se teve algum cultivo, áreas de encosta com solo mais pobre e áreas de pastagem que ficaram com o solo mais descuidado. Se a intenção for plantar uma lavoura em toda essa extensão, será necessário um plano distinto para cada área.

Antigamente, a identificação dessas áreas distintas era feita de forma visual, observando onde produzia mais e onde produzia menos, tentando corrigir essas diferenças. Hoje, com a produção em áreas maiores, isso fica difícil de ser realizado sem o uso da tecnologia.

Mapeamento

 

Com o uso da tecnologia, consegue-se fazer o mapeamento preciso da propriedade de várias formas, como por exemplo:

  • Mapeamento de infestação de pragas
  • Mapeamento de rendimento da produção
  • Mapeamento da compactação do solo
  • Mapeamento de nitrogênio e fósforo

 

Esses mapeamentos permitem uma leitura mais precisa da realidade das áreas, otimizando melhor os recursos, reduzindo os custos.

Principais benefícios da agricultura de precisão

 

Através da utilização da tecnologia em sensores nas máquinas da fazenda, tem-se o mapeamento preciso que irá fundamentar o gerenciamento dos recursos agrícolas, gerando benefícios como:

1- Mais população de plantas

Com o auxílio do piloto automático e da investigação do mapeamento é possível saber exatamente em quais áreas poderão ser colocadas mais plantas, onde o solo é mais fértil. Também serão conhecidas as áreas com mais carências mineralógicas, onde pode-se manter estandes com menos plantas.

2- Mais fertilidade

Os mapas de rendimento e de características do solo permitem encontrar os pontos exatos que precisam de maior fertilidade, otimizando as ações de correção dos solos.

3- Menos custos

Todas as ações citadas acima, implicam em melhor utilização dos recursos agrícolas, reduzindo os custos desnecessários que poderiam ocorrer sem a precisão da tecnologia. Esse é o principal impacto da agricultura de precisão nas propriedades.

Quais são os equipamentos utilizados?

 

Para introduzir a agricultura de precisão em uma propriedade, os principais recursos necessários são:

Receptor de GPS:

O receptor é essencial para fazer o posicionamento da máquina e dos dados coletados no campo. Ele dá uma precisão no trabalho que está sendo feito e colabora com o aumento da produtividade das tarefas. Os receptores foram evoluindo ao longo dos anos e as novas gerações possuem uma capacidade de cálculo muito grande trazendo mais assertividade para as tarefas. É recomendável escolher para a fazenda receptores do modelo GNSS, que possuem mais satélites disponíveis para realizar o trabalho.

Display:

É o cérebro da agricultura de precisão dentro da máquina. Ele possui os aplicativos necessários para realizar diversas atividades. É responsável por monitorar o progresso do trabalho, controlar as máquinas e implementos, e tornar as tarefas mais fáceis e mais produtivas. Os monitores das gerações atuais permitem a conexão com a internet e estão preparados para a agricultura digital.

Atuador:

Permite que se faça o piloto automático. Pode ser instalado em qualquer máquina da propriedade, até mesmo em caminhões. Existem dois tipos de atuadores: Integrado - já vem instalado na máquina. E Universal - são colocados na máquina mesmo que ela não tenha vindo com agricultura de precisão.

Sensor: 

Responsável por transmitir as informações para o display. Exemplos de sensores: sensor de produtividade e de taxa e desligamento.

“A agricultura de precisão é a agricultura que nós já estamos fazendo hoje! Já está ficando difícil produzir e ter bons resultados sem ter uma agricultura de precisão. Nós estamos caminhando para outra fase que é agricultura digital de decisão. Usar esses dados na nossa propriedade para tomar as decisões futuras. O que eu vou plantar, quando, a quantidade que eu vou plantar, dosar nossos recursos e equilibrar nossos orçamentos dentro da propriedade.” Wanielle Carvalho - Engenheiro Agrícola.

 

Quer saber como dar os primeiros passos na agricultura de precisão? O especialista Wanielle Carvalho explica tudo neste curso online:

 

Nova call to action

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.