Blog | FUNDAÇÃO ROGE

Saiba como fazer um bom tratamento de dejetos em fazendas de leite

Written by Fundação Roge | Ter, set 29, 2020 @ 02:30 PM

Créditos da imagem: Compre Rural

A falta de tratamento e o manejo inadequado dos resíduos da produção animal podem causar grandes prejuízos ambientais, aumentar o risco de propagação de doenças, como mastite e doenças no casco. A correta destinação dos dejetos em fazendas de leite consegue reverter esta situação. Se forem bem manejados, eles deixam de ser um problema e se tornam uma oportunidade dentro da gestão sustentável e alinhada aos princípios de ESG.

Além de reduzir impactos negativos, o bom tratamento de resíduos pode auxiliar no controle da emissão de gás metano, contribuindo para a redução da pegada de carbono e para o fortalecimento da imagem ambientalmente responsável das propriedades rurais.

 

Dejetos da produção de leite

 

Segundo a Embrapa, na exploração de leite, quando os animais são mantidos em regime de semi confinamento ou de confinamento de gado completo, é preciso planejar o melhor método de aproveitar esses dejetos e, consequentemente, a necessidade de se escolher o tipo de tratamento mais adequado.

Esse planejamento deve estar alinhado às práticas de integração lavoura pecuária, que permitem o reaproveitamento eficiente dos resíduos como fertilizantes naturais, reduzindo o uso de insumos químicos e melhorando a fertilidade do solo.

A recuperação de nascentes e o cumprimento das exigências do cadastro ambiental rural (CAR) também fazem parte de uma visão integrada da sustentabilidade nas propriedades rurais, garantindo que o manejo dos resíduos e o uso da água estejam em conformidade com as normas ambientais.

A Embrapa também explica que o esterco pode ter consistência sólida, semi sólida ou líquida, e orienta que esse teor de umidade determina como ele pode ser manejado e armazenado. Em qualquer caso, é fundamental que o produtor tenha atenção ao descarte correto de embalagens de agrotóxicos, evitando contaminação do solo e da água — ações que complementam uma gestão ambiental responsável dentro das fazendas de leite.

 

O consultor e médico veterinário Marco Antônio Carvalho, da empresa MCA Consultoria, dá dicas sobre como deve ser um bom sistema de tratamento de dejetos na fazenda, reforçando que o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade é o caminho para um futuro mais verde e eficiente na pecuária leiteira.

 

Quer assistir o vídeo com essas dicas?