Blog | FUNDAÇÃO ROGE

Manejo de vacas leiteiras no pós-parto

Written by Fundação Roge | Ter, set 20, 2022 @ 02:30 PM

Texto baseado no curso “O período de transição em vacas leiteiras” no Clube Leiteiro, conduzido pela zootecnista Lisia Bertonha Corrêa.

O pós-parto é uma fase de adaptação das vacas às mudanças de lote, adequação de dieta, entre outras. Neste período, há uma grande possibilidade de aparecimento de distúrbios metabólicos. Um fator complicador é o baixo consumo de matéria seca, ao mesmo tempo em que a exigência nutricional é alta, resultando em um balanço energético negativo. Por esses motivos, a atenção com as vacas recém-paridas deve ser redobrada!

Além dos trabalhos realizados no pré-parto, precisamos continuar trabalhando com a vaca no seu pós-parto. O parto é um momento muito estressante do ciclo produtivo da vaca. Todas elas entram no balanço energético negativo, com grande impacto no desempenho e saúde do rebanho.

Objetivos no pós-parto

Em função desta realidade de pós-parto, devem ser objetivos neste período:

• Focar na manutenção da saúde e recuperação hormonal
  • Minimizar os efeitos do estresse do parto
  • Minimizar a ocorrência de distúrbios metabólicos
  • Maximizar a produção de leite
  • Maximizar o consumo de matéria seca

“A vaca come porque produz leite”

Elas atingem seu pico de produção antes de atingir seu pico de consumo de matéria seca.

Imagem: Lisia Correa

A área destacada em vermelho na imagem, demonstra o déficit de energia neste período pós-parto, que caracteriza-se como um grande desafio para a produção de leite,  saúde das vacas e sua reprodução.

Atenção!

O balanço energético no pós-parto não está relacionado com a produção de leite, e sim, com o consumo de matéria-seca. O que isso quer dizer? Que é possível o balanço energético estar caindo ao mesmo tempo em que o volume de produção de leite está crescendo.

A produção de leite já está determinada geneticamente. O foco deve ser, portanto, maximizar a capacidade de consumo para minimizar o balanço negativo de energia para a vaca suportar a alta produção.

Como maximizar o CMS - Consumo de Matéria Seca?

Aumentar a QUANTIDADE de alimento não é a solução. Como as vacas têm uma limitação de ingestão, essa atitude resultará apenas em mais sobra no cocho.

O correto é controlar situações que provocam o estresse para ajudar a evitar a redução do consumo:

• Fazer agrupamentos corretos, evitando a superlotação. Sempre que for possível, a formação de lote separado de pós-parto deve ser feita, já que são animais muito frágeis que demandam maior área de cocho, que muitas vezes necessitam de uma dieta específica e monitoramento mais constante.
  • Garantir espaçamento de cocho adequado. Um estudo de Kant e Albright 1997), mostrou que uma linha de cocho acima de 60cm não produz nenhuma redução de consumo por competição entre os animais.
  • Manter os mesmos ingredientes no pré e pós-parto. Isso mantém o máximo de crescimento microbiano no rúmen, aumenta a absorção de ácidos graxos e reduz alterações de palatabilidade.
  • Fornecer água de boa qualidade, à vontade.
  • Cuidar da frequência de arraçoamento.Estudos comprovaram que o aumento da frequência de 1 para 2 vezes por dia, e o aumento do revolvimento e aproximação da comida 32 vezes ao dia, aumentaram significativamente o consumo de matéria seca.

Conforto, conforto e conforto!

Para não ter nenhum prejuízo no seu desempenho, uma vaca leiteira deve ter, em média, 8 horas de descanso por dia, em local seco, fresco e confortável. Esse cuidado deve ser intensificado no pós-parto.

O conforto é a forma mais barata e efetiva de promover saúde e melhorar o desempenho animal. Vacas em conforto gastam menos energia e a direcionam para a produtividade.

Manejo nutricional no pós-parto

Neste período deve-se priorizar:

• 10% de sobras
  • Adensamento energético
  • Volum iosio de boa qualidade
  • Fibra longa
  • Gordura suplementar
  • Uso de aditivos

Maior consumo de matéria seca no pós-parto

O maior consumo de CMS no pós-parto garante:

• Menor déficit de nutrientes no início da lactação;
  • Menor incidência de distúrbios metabólicos;
  • Maior pico de lactação;
  • Retorno ao cio mais rápido, melhor taxa de concepção.

No pós-parto, considerando a capacidade operacional das fazendas, é importante separar o lote desses animais para aumentar a atenção com todos esses cuidados citados e reduzir os prejuízos com as alterações comuns deste período.

Vem aprender muito mais sobre o período de transição neste curso online do Clube Leiteiro: