Manejo de vacas leiteiras no pós-parto

Texto baseado no curso “O período de transição em vacas leiteiras” no Clube Leiteiro, conduzido pela zootecnista Lisia Bertonha Corrêa.

O pós-parto é uma fase de adaptação das vacas às mudanças de lote, adequação de dieta, entre outras. Neste período, há uma grande possibilidade de aparecimento de distúrbios metabólicos. Um fator complicador é o baixo consumo de matéria seca, ao mesmo tempo em que a exigência nutricional é alta, resultando em um balanço energético negativo. Por esses motivos, a atenção com as vacas recém-paridas deve ser redobrada!

Além dos trabalhos realizados no pré-parto, precisamos continuar trabalhando com a vaca no seu pós-parto. O parto é um momento muito estressante do ciclo produtivo da vaca. Todas elas entram no balanço energético negativo, com grande impacto no desempenho e saúde do rebanho.

Objetivos no pós-parto

Em função desta realidade de pós-parto, devem ser objetivos neste período:

• Focar na manutenção da saúde e recuperação hormonal
  • Minimizar os efeitos do estresse do parto
  • Minimizar a ocorrência de distúrbios metabólicos
  • Maximizar a produção de leite
  • Maximizar o consumo de matéria seca

“A vaca come porque produz leite”

Elas atingem seu pico de produção antes de atingir seu pico de consumo de matéria seca.

Manejo de vacas leiteiras no pós-parto

Imagem: Lisia Correa

A área destacada em vermelho na imagem, demonstra o déficit de energia neste período pós-parto, que caracteriza-se como um grande desafio para a produção de leite,  saúde das vacas e sua reprodução.

Atenção!

O balanço energético no pós-parto não está relacionado com a produção de leite, e sim, com o consumo de matéria-seca. O que isso quer dizer? Que é possível o balanço energético estar caindo ao mesmo tempo em que o volume de produção de leite está crescendo.

A produção de leite já está determinada geneticamente. O foco deve ser, portanto, maximizar a capacidade de consumo para minimizar o balanço negativo de energia para a vaca suportar a alta produção.

Como maximizar o CMS - Consumo de Matéria Seca?

Aumentar a QUANTIDADE de alimento não é a solução. Como as vacas têm uma limitação de ingestão, essa atitude resultará apenas em mais sobra no cocho.

O correto é controlar situações que provocam o estresse para ajudar a evitar a redução do consumo:

• Fazer agrupamentos corretos, evitando a superlotação. Sempre que for possível, a formação de lote separado de pós-parto deve ser feita, já que são animais muito frágeis que demandam maior área de cocho, que muitas vezes necessitam de uma dieta específica e monitoramento mais constante.
  • Garantir espaçamento de cocho adequado. Um estudo de Kant e Albright 1997), mostrou que uma linha de cocho acima de 60cm não produz nenhuma redução de consumo por competição entre os animais.
  • Manter os mesmos ingredientes no pré e pós-parto. Isso mantém o máximo de crescimento microbiano no rúmen, aumenta a absorção de ácidos graxos e reduz alterações de palatabilidade.
  • Fornecer água de boa qualidade, à vontade.
  • Cuidar da frequência de arraçoamento.Estudos comprovaram que o aumento da frequência de 1 para 2 vezes por dia, e o aumento do revolvimento e aproximação da comida 32 vezes ao dia, aumentaram significativamente o consumo de matéria seca.

Conforto, conforto e conforto!

Para não ter nenhum prejuízo no seu desempenho, uma vaca leiteira deve ter, em média, 8 horas de descanso por dia, em local seco, fresco e confortável. Esse cuidado deve ser intensificado no pós-parto.

O conforto é a forma mais barata e efetiva de promover saúde e melhorar o desempenho animal. Vacas em conforto gastam menos energia e a direcionam para a produtividade.

Manejo nutricional no pós-parto

Neste período deve-se priorizar:

• 10% de sobras
  • Adensamento energético
  • Volum iosio de boa qualidade
  • Fibra longa
  • Gordura suplementar
  • Uso de aditivos

Maior consumo de matéria seca no pós-parto

O maior consumo de CMS no pós-parto garante:

• Menor déficit de nutrientes no início da lactação;
  • Menor incidência de distúrbios metabólicos;
  • Maior pico de lactação;
  • Retorno ao cio mais rápido, melhor taxa de concepção.

No pós-parto, considerando a capacidade operacional das fazendas, é importante separar o lote desses animais para aumentar a atenção com todos esses cuidados citados e reduzir os prejuízos com as alterações comuns deste período.

Vem aprender muito mais sobre o período de transição neste curso online do Clube Leiteiro:

Curso online Período de transição em vacas leiteiras