Blog | FUNDAÇÃO ROGE

8 indícios de que seu rebanho bovino está com verminoses

Written by Fundação Roge | Seg, dez 28, 2020 @ 06:00 PM

As verminoses atingem grande parte dos rebanhos bovinos e trazem prejuízos relacionados à produtividade e reprodução dos animais. O controle deste problema na fazenda é fundamental para evitar maiores danos.

Em uma matéria publicada pela Noxon Saúde Animal, a Dra. Daniela Miyasaka, Gerente Técnica da Noxon, define o que são os vermes internos: “Os parasitos internos são os vermes gastrintestinais e os que acometem os pulmões dos bovinos. Os principais atacam o abomaso, ou seja, o estômago do animal, o intestino delgado, o intestino grosso e o pulmão”.

Sintomas de verminoses em bovinos

 

É possível perceber que o rebanho está com vermes porque apresenta alguns sintomas como:

1- Diarreia

2- Pelos arrepiados

3- Tristeza

4- Anemia acentuada

5- Mucosas esbranquiçadas

6- Abdômen aumentado

7- Falta de apetite

8- Ingestão de elementos como terra, madeira, etc

Quais medicamentos usar?

 

Para colocar um fim nas verminoses no rebanho bovino é necessário usar vermífugos de qualidade.

É essencial sempre avaliar a validade do produto antes de utilizar no animal, se atentar às épocas adequadas para o controle eficaz e usar sempre medicamentos de largo espectro de ação. É importante também verificar se o medicamento pode ser utilizado em vacas leiteiras, uma vez que, o produto pode deixar resíduo no leite que é prejudicial ao consumo humano.

Em casos de dúvidas mais específicas relacionadas à medicação contra as verminoses, é recomendável procurar a orientação de um especialista.

 

No Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE você pode aprender mais sobre as verminoses em bovinos, além de outros parasitas que afetam os rebanhos. 

Vem fazer parte!