Blog

8 indícios de que seu rebanho bovino está com verminoses




8 indícios de que seu rebanho bovino está com verminosesAs verminoses atingem grande parte dos rebanhos bovinos e trazem prejuízos relacionados à produtividade e reprodução dos animais. O controle deste problema na fazenda é fundamental para evitar maiores danos.

Em uma matéria publicada pela Noxon Saúde Animal, a Dra. Daniela Miyasaka, Gerente Técnica da Noxon, define o que são os vermes internos: “Os parasitos internos são os vermes gastrintestinais e os que acometem os pulmões dos bovinos. Os principais atacam o abomaso, ou seja, o estômago do animal, o intestino delgado, o intestino grosso e o pulmão”.

Sintomas de verminoses em bovinos

 

É possível perceber que o rebanho está com vermes porque apresenta alguns sintomas como:

1- Diarreia

2- Pelos arrepiados

3- Tristeza

4- Anemia acentuada

5- Mucosas esbranquiçadas

6- Abdômen aumentado

7- Falta de apetite

8- Ingestão de elementos como terra, madeira, etc

Quais medicamentos usar?

 

Para colocar um fim nas verminoses no rebanho bovino é necessário usar vermífugos de qualidade.

É essencial sempre avaliar a validade do produto antes de utilizar no animal, se atentar às épocas adequadas para o controle eficaz e usar sempre medicamentos de largo espectro de ação. É importante também verificar se o medicamento pode ser utilizado em vacas leiteiras, uma vez que, o produto pode deixar resíduo no leite que é prejudicial ao consumo humano.

Em casos de dúvidas mais específicas relacionadas à medicação contra as verminoses, é recomendável procurar a orientação de um especialista.

 

No Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE você pode aprender mais sobre as verminoses em bovinos, além de outros parasitas que afetam os rebanhos. 

Vem fazer parte!

New call-to-action

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.