“É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora de algum projeto de transformação social. Ganha a o patrocinador, ganham os artistas, ganham os produtores e o mais importante: ganha a comunidade” (Revista Marketing Cultural).
Já bem utilizada por grandes empresas, essa nova vertente do marketing, através do financiamento de projetos culturais, vem beneficiando também as pequenas, já que essa ação visa o meio em que a empresa está inserida e que existem projetos para todos os bolsos.
Investir em marketing cultural é agregar valores positivos e de responsabilidade social, e ganhar prestígio diante da sociedade por se envolver em causas de apoio à cultura local. "É uma estratégia de troca: troca-se recursos de patrocínio por retorno institucional (e também por abatimentos nos impostos da empresa, quando se utiliza as leis de incentivo fiscal à cultura)” - Fernando Portella / SEBRAE.
As empresas que decidem pelo patrocínio de projetos culturais selecionam projetos, artistas ou eventos que têm características que combinam com seus objetivos, produtos, serviços e valores. Não tem a ver com lucro, mas com o fortalecimento da marca e aumento da visibilidade. Porém, marketing cultural de verdade preocupa-se com a cultura.
São objetivos do marketing cultural, segundo Hayane Souza do site “Ideia de Marketing”:
1. Contribuir com a cultura local – diminuindo a barreira das empresas com os artistas/projetos de sua própria região.
2. Ajudar na valorização de artistas/projetos que não possuem métodos para apresentarem sua arte.
3. Agregar valores positivos, de responsabilidade social e aceitação do público as empresas.
4. Diferenciar a empresa de seus concorrentes, inserindo novidade de ações em sua comunicação.
Exemplificando: O marketing cultural utilizado em pequenas empresas é o incentivo a um artista local que ainda não é reconhecido por seu trabalho. É o patrocínio de uma festa que regularmente acontece na região, mas não é bem divulgada. É aparecer junto a projetos que unem a sociedade (esportes, teatro, musicais…) e mostrar que a instituição se importa com isso.
O investimento nem sempre é através de dinheiro vivo. Pode ser também através de permutas como transporte, hospedagem e alimentação.
As empresas patrocinadoras, além de associar sua marca ao projeto apoiado podem também:
O marketing cultural, se bem aplicado e utilizado junto a outras ações de comunicação pode definir uma identidade diferenciada para a pequena empresa.
E você, acha ou não acha que vale a pena?
Quer saber por quê é importante investir em cultura?