Neste contexto, alguns produtores de leite utilizam inoculantes para preservar os nutrientes da silagem, mas cabe ressaltar que o produto não melhora a qualidade das forrageiras, apenas mantém o teor nutricional.
O inoculante é um aditivo a base de bactérias com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas. Na alimentação do gado de leite, auxilia no processo fermentativo da silagem fazendo com que ocorra de forma mais rápida e melhor. Além disso, promove uma maior estabilidade da silagem na abertura do silo.
O grande benefício do uso de inoculantes é a redução de perda dos nutrientes da silagem. O produto também acelera o processo fermentativo e faz com que o animal tenha mais vontade e aceite melhor a comida, melhorando os índices zootécnicos.
Dentre os principais benefícios dos inoculantes, baseado na AgroPlan da Universidade Federal de Viçosa destacam-se:
É importante relacionar o custo/benefício, pois se utilizado corretamente, o uso de inoculantes pode aumentar a taxa de recuperação em até 5%, ou seja, de cada tonelada ensilada, a recuperação é de até 50 kg a mais com o uso do aditivo.
De acordo com a Agência Embrapa de Informação Tecnológica é recomendado umedecer a semente com água açucarada a 10 %. Cada 30 g de açúcar em 300 ml de água representa quantidade suficiente para inocular 50 kg de sementes. O inoculante deve ser uniformemente distribuído na superfície da semente para se obter benefício máximo da fixação biológica do nitrogênio em todas as plantas.
O uso de inoculantes só se justifica quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito com qualidade. Um dos grandes segredos para garantir ótima qualidade é a utilização de forrageiras com alto teor nutritivo. O inoculante é uma tecnologia complementar ao processo, que irá acelerá-lo.
Quer dicas para produzir silagem de milho com qualidade?