Blog | FUNDAÇÃO ROGE

E. E. Marquês de Sapucaí na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Written by Fundação Roge | Ter, nov 08, 2011 @ 04:49 PM

O projeto teve início em 11/04/2011 quando aconteceram as orientações e coleta das dúvidas intrigantes. Essas dúvidas foram identificadas por alunos e professores: questões do dia a dia que instiguem a curiosidade ou ensejem solução inovadora para um problema e que sejam passiveis de investigação na busca por respostas/soluções, para cada nível de formação do alunado. Foram selecionadas cinco dúvidas e encaminhadas para a SRE ( Superintendência Regional de Ensino)  e concorreu com todas as escolas da SRE para serem selecionadas. Todas as nossas dúvidas foram selecionadas e postadas no site.

A adesão da escola no projeto foi realizada com o envio e a escolha das “dúvidas intrigantes” produzidas, que serviram de objeto de investigação pelos alunos.

Através da coordenação da SRE/FACESM/ SEBRAE/SECTES em 10/05/2011 houve a capacitação dos professores e especialistas de toda a SRE. A partir de 11/05/2011, início e desenvolvimento das pesquisas com as turmas sob coordenação dos professores apoiados pelos Especialistas. Em 29/08/2011 encontro para nivelamento e aprofundamento sobre formas de registro da pesquisa para professores inscritos/ especialistas/ SRE/FACESM/SEBRAE.

A E.E. Marquês de Sapucaí desenvolveu cinco trabalhos:

-Casa ecologicamente sustentável - alunos do 1⁰V

-Aquecedor solar com garrafa pet - alunos do 1⁰V

-Energia mecânica (de bicicleta ergométrica) produzindo energia elétrica. - alunos do EJA 1⁰ PM

-Biodigestor - alunos do 2⁰ M

-Expansão dos gases para acionar um dispositivo de segurança.-  EJA 3⁰ P M

Esses trabalhos foram apresentados em uma Feira de Ciência interna no dia 30/08/11, onde houve votação pelos alunos, professores, direção, especialistas e funcionários da SRE. Dois trabalhos foram contemplados, porém os próprios alunos perceberam que poderia haver uma junção entre eles, e assim ocorreu a união do biodigestor com a expansão dos gases.

As equipes passaram a trabalhar juntas nesse projeto, que foi selecionado pela SRE para participar da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA em 21/10/11, cujo tema desse ano foi Mudanças Climáticas, Desastre Naturais e a Prevenção de Riscos.

 

Tema do projeto:

Utilização do Biogás no Acionamento de Dispositivo de Segurança, através da Expansão dos Gases

 

Objetivos:

Compreender e verificar o biogás (metano) como um gás renovável, originário da decomposição de matéria orgânica para acionar um dispositivo de segurança, através da expansão dos gases, além de:

-         Realizar a interação entre a teoria e a prática;

-         Ampliar o universo de conhecimento científico, tão presentes em nosso cotidiano;

-         Gerar gás através da decomposição de material orgânico;

-         Utilizar a queima de gás para acionar máquinas térmicas, aproveitando a energia renovável;

-         Empreender e implementar ações nos segmentos industrial   e agropecuário, visando cuidados com o meio ambiente

Envolvidos:

Alunos da EJA médio terceiro período e alunos do 2⁰ col M. Professores, especialistas e a direção da E.E. Marquês de Sapucaí.

Depoimentos:

“Quero parabenizar toda a comissão organizadora, professores e alunos pelo belo trabalho desempenhado e a direção da escola pelo apoio. Fomos tratados com muito carinho, inclusive quero agradecer a Rosani. É uma oportunidade ímpar para que os nossos educandos mostrem e divulguem os seus talentos. E é também um meio de conscientizar a nossa sociedade sobre a responsabilidade que cada um deve ter em relação à preservação do Meio Ambiente. Já é a segunda vez que fomos selecionados, da primeira vez nossa  escola ficou em terceiro lugar . Queremos  participar sempre desse evento, ele é muito bom, bem organizado, foi muito bom! Parabéns: expositores, professores, especialista, direção da escola e organizadores pelo belo trabalho desempenhado.”

 

Professora da Escola Estadual Marquês de Sapucaí

 Coordenadora do projeto Tatiane Dias Maria Cavalcante