LOGO-AGRO-ROGE---produtos-agropecuarios
Compre agora

5 dicas para cuidar da alimentação do gado de corte

5 dicas para cuidar da alimentação do gado de corteA nutrição e o manejo alimentar do rebanho de corte são essenciais para que o animal consiga expressar todo o seu potencial e influenciam diretamente no seu desenvolvimento e reprodução. Por isso, estar atento a estes fatores é fundamental para garantir bons resultados para a propriedade.

O que deve fazer parte da dieta do bovino de corte?

De acordo com texto publicado pelo CPT - Cursos Presenciais, inspirado em orientações da Embrapa, na dieta do gado de corte é necessário ter a presença de:

• Elementos como proteínas
  • Gordura
  • Açúcares
  • Minerais
  • Vitaminas
  • Água

Estes pontos devem ser avaliados para serem oferecidos na proporção correta, e de acordo com a categoria e idade de cada animal.

Dicas para alimentação e manejo nutricional

Segundo artigo publicado pela Rehagro, para alimentação e manejo nutricional de gado de corte, é necessário fazer:

1- Definição do objetivo do sistema de acordo com a categoria animal

O manejo nutricional adotado no sistema deve estar alinhado com os objetivos almejados para cada categoria. Os requerimentos nutricionais dos animais quanto aos nutrientes como proteína, energia, minerais e vitaminas variam conforme a categoria animal e também quanto ao desempenho produtivo almejado.

2- Planejamento nutricional com estimativas da necessidade e disponibilidade de MS para alimentação dos animais durante determinado ciclo produtivo

Quando se fala em bovinos mantidos a pasto, a qualidade da forragem está entre os principais fatores que influenciam a produtividade animal. As plantas forrageiras são responsáveis por fornecerem energia, proteína, minerais e vitaminas aos animais em pastejo com um baixo custo alimentar.

3- Suplementação alimentar

Em função da estacionalidade produtiva das pastagens, estratégias alimentares que ajudem a sanar este problema devem ser adotadas, entre elas está a suplementação.

Bons resultados produtivos podem ser obtidos com a utilização da suplementação quando esta é realizada com um bom planejamento e apresenta coerência com a categoria animal e com o ganho desejado.

4- Elaboração de contas

Outro fator importante para se estabelecer o manejo nutricional dos animais, é a realização de uma análise sobre a viabilidade econômica. Fazer contas! Pois não adianta fornecer alimentação diferenciada aos animais, garantindo bom desempenho, se esta não apresentar custo benefício favorável ao sistema. Em outras palavras, a produtividade animal tem que pagar o investimento realizado com a suplementação.

5- Monitoramento

Sabe-se que produzir, entender, monitorar e controlar dados em uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Na bovinocultura de corte isto não é diferente, principalmente quando se observa as margens de lucro cada vez mais reduzidas como tem sido nesta atividade.

Quer aprender também sobre boas práticas na alimentação de bezerras leiteiras?

CLIQUE AQUI

AgroROGE

Uma loja com mais de uma década de experiência, que leva soluções ao homem do campo, ajudando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Comprometida com o atendimento personalizado e a entrega rápida, tem a linda missão de manter um projeto educacional que forma Técnicos em Agropecuária gratuitamente.