A nutrição e o manejo alimentar do rebanho de corte são essenciais para que o animal consiga expressar todo o seu potencial e influenciam diretamente no seu desenvolvimento e reprodução. Por isso, estar atento a estes fatores é fundamental para garantir bons resultados para a propriedade. Uma boa alimentação do gado de corte também impacta diretamente no ganho de peso, na eficiência reprodutiva e na rentabilidade do sistema.
De acordo com texto publicado pelo CPT - Cursos Presenciais, inspirado em orientações da Embrapa, na dieta do gado de corte é necessário ter a presença de:
Estes pontos devem ser avaliados para serem oferecidos na proporção correta, e de acordo com a categoria e idade de cada animal. Assim como ocorre na alimentação do gado de leite, o equilíbrio nutricional também é essencial para evitar perdas produtivas no gado de corte.
Segundo artigo publicado pela Rehagro, para alimentação e manejo nutricional de gado de corte, é necessário fazer:
O manejo nutricional adotado no sistema deve estar alinhado com os objetivos almejados para cada categoria. Os requerimentos nutricionais dos animais quanto aos nutrientes como proteína, energia, minerais e vitaminas variam conforme a categoria animal e também quanto ao desempenho produtivo almejado, da mesma forma que ocorre na alimentação de bezerras leiteiras nas fases iniciais de crescimento.
Quando se fala em bovinos mantidos a pasto, a qualidade da forragem está entre os principais fatores que influenciam a produtividade animal. As plantas forrageiras são responsáveis por fornecerem energia, proteína, minerais e vitaminas aos animais em pastejo com um baixo custo alimentar, sendo fundamentais para a eficiência da alimentação do gado de corte.
Em função da estacionalidade produtiva das pastagens, estratégias alimentares que ajudem a sanar este problema devem ser adotadas, entre elas está a suplementação.
Bons resultados produtivos podem ser obtidos com a utilização da suplementação quando esta é realizada com um bom planejamento e apresenta coerência com a categoria animal e com o ganho desejado.
Outro fator importante para se estabelecer o manejo nutricional dos animais, é a realização de uma análise sobre a viabilidade econômica. Fazer contas! Pois não adianta fornecer alimentação diferenciada aos animais, garantindo bom desempenho, se esta não apresentar custo benefício favorável ao sistema. Em outras palavras, a produtividade animal tem que pagar o investimento realizado com a suplementação.
Sabe-se que produzir, entender, monitorar e controlar dados em uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Na bovinocultura de corte isto não é diferente, principalmente quando se observa as margens de lucro cada vez mais reduzidas como tem sido nesta atividade.
Quer aprender também sobre boas práticas na alimentação de bezerras leiteiras?
Uma loja com mais de uma década de experiência, que leva soluções ao homem do campo, ajudando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Comprometida com o atendimento personalizado e a entrega rápida, tem a linda missão de manter um projeto educacional que forma Técnicos em Agropecuária gratuitamente.
Email: atendimento@agroroge.com.br
Horário de Atendimento
Seg à Sex: 08:00 - 11:30 e 12:30 - 17:00
Sáb: 08:00 até 12:00.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira – MG
Tel: +55 (35) 99802-4002
