Como está a água que o seu gado de leite bebe?

Como está a água que seu gado de leite bebe?.png

É comum o produtor se preocupar com a alimentação das vacas leiteiras, já que o aumento da produção e da qualidade do leite  depende diretamente da quantidade de nutrientes absorvidos. Devido aos cuidados com o balanceamento das dietas, a água para o consumo dos animais, principal fonte de nutriente, muitas vezes não é olhada com o devido cuidado.A água é um elemento essencial para o funcionamento de todos os processos bioquímicos do organismo animal e desenvolvimento de várias funções orgânicas, que segundo o IPEC  (Instituto de Estudos Pecuários) são:

• Fermentação normal no rúmen e seu metabolismo
  • Fluxo adequado do alimento através do trato digestório
  • Adequada digestão e absorção dos nutrientes
  • Volume de sangue normal
  • Irrigação de todos os tecidos

E se o rebanho leiteiro consumir pouca água?

O baixo consumo de água pelas vacas pode ser causa de queda na produção de leite e, consequentemente, um sinal de prejuízo para o produtor, pois o leite é composto por 87% de água, ou seja,  a alta produção depende muito da quantidade de ingestão de água.

Quando os problemas relacionados ao consumo de água são solucionados, a produção de leite pode aumentar de 10 a 20%.

Qual a quantidade certa de consumo?

De acordo com José Roberto Peres na revista  Milkpoint “estudos indicam que em média, para cada litro de leite produzido, a vaca precisa ingerir de 2 a 4 litros de água e um litro de leite contém 87% de água, portanto garantir que o animal tenha acesso a água com quantidade e qualidade satisfatória torna-se extremamente necessário para se alcançar elevada produção leiteira.” Porém quando as temperaturas estão elevadas a sugestão é que se acrescente 1,2 litros de água aos valores citados acima.

Como garantir a oferta de água para o rebanho?

Bebedouros

O bom fornecimento de água nas fazendas depende primeiramente, do fácil acesso dos animais à água. Assim, a distribuição de bebedouros deve ser bem pensada para que estejam em locais de fácil acesso em todas as áreas de movimentação do gado leiteiro.

Uma rotina rígida de limpeza dos bebedouros é necessária para garantir qualidade. É importante fazer a desinfecção com água sanitária (meio copo a cada 20 litros) com frequência.

Qualidade da água

Você beberia a mesma água disponível para o seu gado? Se a resposta for não, então é sinal de que a água não é apropriada para o animal, pois assim como o homem precisa consumir água potável e com qualidade o animal também. As vacas necessitam de água limpa e fresca disponível a qualquer momento.

A análise química microbiológica da água fornecida para o rebanho permite identificar as propriedades físicas e químicas incluindo o odor, sabor e o nível de contaminação microbiana. É importante fazer essa análise em laboratórios credenciados pelo menos uma vez no ano.

Cuidados ambientais

Geralmente, a água fornecida aos animais da fazenda vem de nascentes do próprio local. É fundamental que o produtor busque orientações para cuidar de suas nascentes e conhecer a legislação que as protege.

A alimentação bovina é uma das atividades de maior investimento na fazenda de leite. O capim elefante surge neste contexto como alternativa para a redução de custos.