Vantagens da terceirização da criação de bezerras

Vantagens da terceirização da cria e recria de bezerras

Sabe-se que a fase de cria e recria demanda muitos cuidados e investimentos para o produtor leiteiro. É sem dúvida uma fase desafiadora, pois é a partir deste momento que ocorre a transformação do animal sensível para o animal produtivo.

Para aqueles produtores que preferem dar prioridade a outras etapas da fazenda, existe hoje no mercado o serviço de terceirização de cria e recria, uma alternativa para atingir bons resultados, sem muitas preocupações.

Em que implica a terceirização?

A terceirização de cria e recria é uma prestação de serviços em que o produtor contrata o trabalho especializado de outra fazenda na criação de bezerras leiteiras, possibilitando ao prestador fazer investimentos em estrutura e em outros materiais que a atividade demanda. Por ser um serviço totalmente focado é fácil de alcançar a eficiência necessária proporcionando resultados melhores do que seriam alcançados pelo fazendeiro, já que a propriedade precisa realizar diferentes atividades simultâneas.

Vantagens da terceirização de cria e recria de bezerras

As fazendas de leite que possuem limitação com estrutura, mão de obra e espaço, podem ser muito beneficiadas com a terceirização de cria e recria. De acordo com o médico veterinário Raphael Augusto de L. Oliveira são vantagens nessa contratação:

• Menor morbidade e mortalidade de bezerras e novilhas
  • Melhor desempenho e desenvolvimento
  • Mão de obra especializada na criação de bezerras e novilhas
  • Redução no custo da mão de obra
  • Mais espaço para desenvolver outras atividades na fazenda
  • Seguro dos animais e contrato de garantias de desenvolvimento e sanidade
  • Reposição do plantel com animais de qualidade e bem criados
  • Maior quantidade de novilhas de reposição devido a menor mortalidade
  • Maior dedicação e atenção na criação de bezerras e novilhas
  • Maior disponibilidade de tempo por parte do administrador para outras atividades envolvidas na produção de leite.

Fica a critério do pecuarista contratar ou não todas as etapas de criação, pois é possível utilizar este serviço nas fases que o criador tem mais dificuldades e até mesmo prejuízos. Um dos períodos que a terceirização é bastante procurada é na fase de aleitamento, pela alta taxa de mortalidade de bezerros e piores índices de desenvolvimento.

Sobre a contratação

As fazendas especializadas produzem uma grande quantidade de animais com menores custos por ser uma produção em escala. As bezerras leiteiras são enviadas às fazendas contratantes de acordo com o peso e a idade determinados no contrato. Também estão incluídos: expectativas de desempenho, manejo nutricional, manejo sanitário, responsabilidades, valor de seguro por cada bezerra, formas de pagamento, entre outros.

A terceirização de serviços vem expandindo e fomentando o setor leiteiro, principalmente em propriedades que não conseguem realizar de maneira satisfatória todas as atividades evitando assim prejuízos ao produtor.

Produtores que ao contrário, investem na criação de bezerras, precisam conhecer bem os cuidados fundamentais nesta fase:

New Call-to-action