Protótipo de bebebouro de PVC para bezerras

Protótipo de bebebouro de PVC para bezerras-1Fonte da imagem: a autora do trabalho

Novas tecnologias no manejo da produção leiteira para reduzir desperdícios e reduzir custos é cada vez mais imprescindível nas fazendas. Pensando nisso, a aluna Kethlen Aguiar, da Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE criou o protótipo de um bebedouro de abastecimento automático e de baixo custo.

Em trabalho de pesquisa, a aluna destacou que a fase da criação das bezerras é um importante investimento na produção futura de leite e que merece grande atenção, o que inclui os cuidados com a alimentação e o bem estar, enfatizando o fornecimento contanto de água limpa e fresca, em bebedouros cuja limpeza seja constante.

Considerando a possibilidade de modernização dos processos de manejo nas fazendas, Kethlen afirma que “É preciso ressaltar que não importa qual seja o tamanho da fazenda, sendo que o objetivo dessas tecnologias é contribuir para a redução do tempo de realização do manejo, garantindo a mesma ou melhor eficiência produtiva”.

No fornecimento de água às bezerras, foi apresentado no trabalho que existem diferentes tipos de bebedouros no mercado, mas que um grande número de propriedades utiliza os baldes para este fim e para o fornecimento de leite.

“Comparado a outros sistemas, o uso do balde exige tempo e dedicação de mão-de-obra tanto na limpeza quanto no enchimento frequente para a disponibilidade da água sempre fresca e limpa”, observou a aluna que criou o fluxo abaixo para esclarecer este ciclo de atividades:

materiais necessários

Fonte da imagem: a autora do trabalho

Geralmente, o abastecimento é feito duas vezes ao dia, o enchimento é através de uma mangueira, e é comum ser necessário retirar o balde para esvaziar, limpar e depois encher, o que toma um tempo considerável na rotina dos responsáveis.

A finalidade do protótipo

A partir desta análise da possibilidade de redução do tempo de mão-de-obra na limpeza e abastecimento dos bebedouros,  Kethlen fez um levantamento de informações em propriedades leiteiras e idealizou um modelo de bebedouro capaz de reduzir tempo de manejo e custos com materiais para sua construção e implementação.

O modelo do bebedouro

O protótipo criado considerou as estruturas apresentadas nas figuras abaixo:

Bebedouro de PVC

image4-4Fonte da imagem: a autora do trabalho

Condução da água para os equipamentos

image3-Mar-24-2021-06-23-21-01-PM

Fonte da imagem: a autora do trabalho

Custos de montagem

O cálculo de preços dos materiais foi realizado no segundo semestre de 2020, apresentando o investimento final de R$ 159,73 para a construção de um bebedouro de um metro. O detalhamento dos materiais e custos pode ser lido no trabalho completo da aluna, clicando aqui.

Conclusões

Como resultados das análises e testes com o protótipo do bebedouro, a aluna pesquisadora relatou benefícios com a redução do tempo de execução da atividade de limpeza do mesmo e a preservação da integridade física do funcionário, havendo a possibilidade de realocá-lo em outras atividades. E que o  custo para realização de um metro do bebedouro ficou relativamente baixo quando observado o custo x benefício que ele proporciona.

O fornecimento de água limpa e fresca é uma das ações que garantem o bem estar das bezerras leiteiras. Mas como avaliar o bem estar desses animais? Saiba como:

CLIQUE AQUI