Projeto de Educação Socioemocional na FUNDAÇÃO ROGE

Sabe-se que no mercado de trabalho atual as contratações são realizadas com base no conhecimento técnico do profissional, mas a maioria das demissões é pautada em desajustes comportamentais, como a falta de responsabilidade, falta de disciplina, falta de iniciativa, entre várias outras situações relacionadas. Pensando nessa realidade é que a FUNDAÇÃO ROGE trabalha o Projeto de Educação Socioemocional na escola. Vamos entender melhor abaixo sobre esse projeto?

Qual é o objetivo do projeto?

O Projeto de Educação Socioemocional é uma disciplina que tem o objetivo de promover aos alunos, o autoconhecimento, o desenvolvimento de forças pessoais e competências humanas, a fim de prepará-los para enfrentar diversas situações da vida, principalmente para obter sucesso na carreira profissional.

A instituição acredita em um tripé de formação: humana, técnica e de gestão e esse projeto auxilia diretamente na formação humana de cada aluno, para que os nossos técnicos em agropecuária mantenham bons relacionamentos, tenham disciplina, saibam solucionar problemas de forma responsável e desenvolvam várias outras competências profissionais, para que obtenham sucesso e sejam felizes neste campo de atuação.

O profissional precisa compreender e saber lidar com suas emoções, enfrentar as diferenças encontradas na equipe de trabalho, exercitar a cooperação, ter uma boa comunicação e desenvolver um bom trabalho em equipe. Valores como respeito, ética, honestidade, também são fundamentais na formação de um cidadão e a FUNDAÇÃO ROGE não abre mão de investir nessa ideia. A formação técnica e humana é o nosso diferencial!

Atividades desenvolvidas

Os alunos possuem uma aula do projeto a cada semana, momento em que desenvolvem trabalhos e conteúdos relacionados às habilidades socioemocionais e profissionais. Compartilham aprendizados por meio de experiências lúdicas, atividades musicais, dinâmicas e rodas de discussão sobre temas específicos que os preparam para vivências do dia a dia e para o cotidiano profissional.

No segundo semestre desse ano de 2022, por exemplo, os alunos estão trabalhando temas relacionados às habilidades profissionais. Nessa atividade, cada aluno apresenta um tema para a classe e o mesmo recebe um retorno dos colegas sobre pontos positivos da apresentação e sugestões relacionadas à postura, forma de apresentação, domínio do conteúdo, entre outros aspectos observados. A apresentação é gravada e o aluno pode assistir e avaliar seu desempenho.

Com essa proposta é possível discutir temas relevantes que incentivam o bom desenvolvimento profissional, proporcionar o censo crítico dos alunos para observar e sugerir melhorias contínuas para a equipe de trabalho, incentivar o reconhecimento de habilidades e potencialidades dos colegas, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades pessoais.

Com a execução do projeto desenvolvido, observamos o amadurecimento e crescimento de todos. É por isso que, para nós, trabalhar habilidades socioemocionais não é um capricho e sim uma grande necessidade!

image5-Oct-03-2022-07-30-07-48-PMCréditos: Denise Oliveira

image7-4Créditos: Denise Oliveira

image6-Oct-03-2022-07-32-43-10-PMCréditos: Denise Oliveira

image9-Oct-03-2022-07-33-11-07-PMCréditos: Denise Oliveira

Depoimentos de alunos sobre o projeto

image1-Oct-03-2022-07-37-07-16-PM

Kauan do Prado Mendes

“O Projeto Socioemocional, no meu ponto de vista, é muito importante para nós conseguirmos lidar com nossas emoções em diferentes situações no nosso dia a dia e conhecer também um pouco de como nosso corpo pode se expressar através das emoções”.

image4-Oct-03-2022-07-38-18-99-PM

Caroline Vitória de Oliveira Santos

“O Projeto Socioemocional é fundamental na vida de cada um, principalmente na do técnico. No meu caso é algo que ajuda a controlar minhas emoções e saber lidar de forma positiva com alguns problemas, dominando meus sentimentos para tomar decisões certas sem ser no impulso”.

image3-Oct-03-2022-07-41-30-32-PM

Ana Clara Rodrigues Nogueira

“Para mim esse projeto realmente é muito importante para nos ajudar na nossa formação técnica, pois nos ajuda a entender e a lidar com nossa emoção e sentimento e a perceber que ambos podem afetar nosso desenvolvimento na vida pessoal e profissional, além de ensinar em forma de trabalhos em grupos e individuais, o que também nos ajuda a desenvolver habilidades em apresentação de trabalhos e a lidar com a ideia de falar em público”.

Além da formação técnica e humana, a formação gerencial também é o foco da FUNDAÇÃO ROGE. Conheça:

CLIQUE AQUI

Denise de Paula de Oliveira

Psicóloga e Orientadora Educacional na FUNDAÇÃO ROGE. Para ela, é maravilhoso identificar talentos em um aluno, melhor ainda é levá-lo a reconhecer suas potencialidades e acreditar em si, para que possa oferecer o seu melhor a serviço de outros.