Projeto Academia do Leite Kids

IMG_9929Como instituição educacional que prepara profissionais para o campo há mais de 20 anos, a FUNDAÇÃO ROGE conhece bem as demandas do agronegócio por profissionais qualificados, os desafios de sucessão familiar nas fazendas e a forma como as diferentes gerações de jovens estudantes conduzem a sua escolha da futura carreira profissional. Apresentar a pecuária leiteira como um “negócio de valor” e estimular a construção de uma carreira na área é sempre um desafio e uma missão da nossa escola.

O que será da atividade leiteira no futuro?

O leite tem se tornado cada vez mais seletivo no que diz respeito à permanência na atividade: ou se busca maior eficiência ou fecham-se as porteiras. A margem é pequena demais e cada centavo conta. Por isso, a mudança de mentalidade é essencial para enxergar o leite como uma atividade empresarial que deve ser altamente competitiva e acreditar que esta visão deve iniciar o mais cedo possível.

Foco nas futuras gerações

Pensando no futuro, unindo ideias e somando esforços, surgiu na FUNDAÇÃO ROGE, o Projeto Academia do Leite Kids, em parceria com a Agropecuária Campos Lima, o qual visa apresentar para as crianças da Escola Municipal Filomena Peixoto Faria, em Delfim Moreira - MG, cidade onde a FUNDAÇÃO está localizada, como é o processo até que o leite chegue na caixinha, principalmente o que acontece antes, na fazenda.

A ideia é despertar em algumas crianças o desejo de seguir carreira na atividade ou simplesmente apresentar um mundo diferente para outras, mostrar o valor da produção de alimentos, sempre respeitando o meio ambiente.

O projeto inclui visitas guiadas à Fazenda Campos Lima, em Delfim Moreira-MG, visitas com atividades (palestra, teatro, brincadeiras) nas instalações da FUNDAÇÃO ROGE e outros eventos programados com a escola municipal.

“Somos uma região tipicamente rural com muitos pequenos produtores de leite e a sucessão familiar na atividade é assunto constante nesse meio, a criança que crescer com essa nova forma de pensar a atividade leiteira, futuramente pode seguir com o negócio da família, agregando valor ao produto, adotando estratégias diferenciadas para o que a cidade e a região demandam”. - Profª Leidiane Souza, idealizadora e condutora do projeto.

“O Projeto  Academia do Leite  Kids veio para fortalecer ainda mais o contato dos nossos alunos com a essência da vida no campo. Através dele, os alunos puderam explorar a liberdade e a diversidade da vida rural e a conscientização da fonte de  alimentação vinda do agro. Além de tudo isso, a expressão de encanto em cada rostinho, os olhos brilhantes e atentos...  Este aprendizado é para a vida toda! Gratidão à Fundação Roge por proporcionar momentos tão felizes às nossas crianças!” Márcia Ferreira - Diretora da Escola Filomena Peixoto Faria.

“O Projeto Academia do Leite Kids desperta nos pequenos a curiosidade pela origem do leite e sua produção com qualidade. Nas visitas à fazenda, as crianças aprendem “ao vivo e a cores” de onde vem o leite e o quão importante é esta atividade para a economia local e nacional. Além disso,  o projeto oportuniza o resgate à valorização desta atividade em nosso município. Nosso agradecimento à Fazenda Campos Lima, às Secretarias Municipais de Educação e de Obras pelo apoio para a concretização deste projeto social colaborativo entre as escolas.” Carmem L. F. Alves, Diretora do Centro Educacional LIMASSIS/FUNDAÇÃO ROGE.

“Para mim, a visita na fazenda foi uma experiência boa, pois eu e toda a turma podemos estar agregando em uma escolha de futuro para aquelas crianças.. Talvez essa visita tenha despertado algum interesse. Nas crianças que eu acompanhei, pude enxergar um interesse no que estava sendo apresentado, tudo parecia ser legal no ponto de vista delas.” Maria Luiza Campos C. Santos, aluna da Academia do leite/FUNDAÇÃO ROGE.

image1-Jul-13-2022-11-28-04-05-AM

O que o futuro nos reserva? Não sabemos! O que sabemos é que não vamos esperar o futuro para iniciar a mudança no rumo da atividade leiteira. O futuro começa agora com as nossas crianças!

Quer conhecer melhor a Academia do Leite da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI