Blog

Principais agentes que causam diarreia em bezerras




Principais agentes que causam diarreia em bezerras

Texto baseado no curso “Desafios sanitários das bezerras leiteiras” no Clube Leiteiro, conduzido pela Médica Veterinária Sinara Gomes

 

O desempenho produtivo futuro das bezerras leiteiras depende diretamente de como foram os seus primeiros dias de vida, quando elas geralmente enfrentam vários desafios. Entre eles, estão as diferentes doenças que comumente aparecem neste período: a diarreia, a pneumonia, a tristeza parasitária e a onfaloflebite.

A prevenção e o tratamento dessas doenças comuns nos bezerreiros é de extrema importância. Conhecer melhor cada uma delas pode significar maior eficiência no seu enfrentamento.

O que é sanidade e o que é doença?

 

Sanidade é normalidade, estabilidade física e mental dos animais. Identificamos animais saudáveis observando se ele se comporta ou se apresenta de uma forma “normal” (locomoção, coloração, comportamento, etc). Doença, entretanto, representa a alteração do estado de espírito ou do ânimo do animal.

Imunidade das bezerras

 

É normal as bezerras terem grandes desafios de imunidade, especialmente entre 3 e 8 semanas de vida, período conhecido como “Janela Imunológica”, quando estão sofrendo a queda dos anticorpos que foram fornecidos via colostro, mas que ainda não possuem uma imunidade ativa suficientemente forte para enfrentar algumas doenças.

Principais agentes que causam diarreia em bezerras

Imagem: Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária UFPEL/RS

 

A diarreia nos bezerreiros

 

Essa é a doença que causa mais mortes nos bezerreiros em todo o mundo. É um desafio comum com causas multifatoriais que podem ir de motivos nutricionais a deficiências de manejo ou motivos infecciosos (causados por vírus, bactérias ou outros agentes).

 

Principais agentes causadores da diarreia

 

Mesmo se comportando de maneiras diferentes (frequência, dias de vida, evolução, etc), como demonstrado no gráfico abaixo, é comum encontrarmos dois agentes juntos nos casos de diarreia entre as bezerras.

Principais agentes que causam diarreia em bezerras

Cryptosporidium spp, Eimeria spp e Giardia sp

O que causam?

  • Grande inflamação
  • Atrofia das vilosidades do intestino, que são as camadas que protegem a parede intestinal e por onde o animal faz a absorção de nutrientes
  • O Cryptosporidium tem sido encontrado em quase 99% dos bezerreiros que coletam amostras para a realização de análise das fezes das bezerras com diarreia.

 

Patotipos de E.coli e Salmonella spp

O que causam?

  • Também provocam grande inflamação
  • Produzem entorotoxinas. Causam maior toxicidade para as bezerras.

 

Rotavírus e coronavírus

O que causam?

  • Atrofia das vilosidades

 

Consequências do ataque desses agentes

 

  • Hipersecreção intestinal
  • Má digestão
  • Má absorção

 

As bezerras ficam debilitadas, tristes, com dor e sem fome, precisando de muita hidratação.

Identificação dos agentes

 

É sempre muito importante, nos quadros de diarreia na fazenda, fazer a coleta de amostra das fezes dos animais doentes para identificar em laboratório os agentes envolvidos. Assim, conhecendo o(s) agente(s), pode-se proceder com o tratamento e medidas de proteção de forma correta.

Como tratar a diarreia?

 

Para o tratamento da diarreia das bezerras, é preciso cessar o mecanismo patológico, promover ações de proteção à integridade intestinal, realizando a hidratação oral e utilizando antiinflamatórios e antibióticos.

Como prevenir a diarreia?

 

A prevenção da diarreia entre as bezerras leiteiras pode ser feita com medidas de higiene em todo o processo de criação das bezerras (ambiente, equipamentos, pessoas), realização de vazio sanitário (descanso das instalações para desinfecção), desinfecção com produtos específicos de limpeza e a adoção de um bom protocolo de vacinação de vacas e novilhas no pré-parto.

 

Quer aprender muito mais sobre as principais doenças das bezerras leiteiras?

Confira o curso online conduzido pela especialista Sinara Gomes, disponível na nossa plataforma Clube Leiteiro:

New call-to-action

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.