Blog

Por que fazer o Curso Técnico em Agropecuária na FUNDAÇÃO ROGE?




Por que fazer o Curso Técnico em Agropecuária na FUNDAÇÃO ROGE?

A FUNDAÇÃO ROGE é uma instituição sem fins lucrativos, em Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, que há mais de 20 anos, se dedica à formação de profissionais técnicos, com foco no agronegócio. O Curso Técnico em Agropecuária oferecido pela Academia do Leite, projeto educacional da FUNDAÇÃO ROGE, é gratuito e tem como foco de formação, a Bovinocultura Leiteira.

O Curso Técnico é oferecido de forma integrada ao Ensino Médio, com a duração de três anos.

 

Disciplinas do curso

 

O Curso Técnico em Agropecuária da Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE forma técnicos especialistas no leite e está calcado em um tripé de formação que é a formação humana, técnica e de gestão. Na grade do curso, estão disciplinas técnicas, como por exemplo:

  • Cria e recria
  • Conforto e bem estar animal
  • Genética e Reprodução
  • Máquinas e equipamentos
  • Forragicultura
  • Sanidade e nutrição
  • Legislação ambiental
  • Gestão de fazendas

 

Quem pode se inscrever no curso?

 

Quem está cursando o 9° ano ou já concluiu o 9° ano do Ensino Fundamental.

Pessoas que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio também podem participar da seleção, mas terão que iniciar no primeiro ano porque não oferecemos o Técnico separado do Médio.

 

Como os alunos entram na escola?

 

Um processo de seleção de novos alunos acontece anualmente por meio de:

1) Entrevista individual com o responsável do candidato;

2) Entrevista individual com o candidato. O mesmo realizará uma atividade escrita e uma atividade dinâmica individual.

As inscrições são feitas no site da FUNDAÇÃO ROGE, geralmente a partir do mês de julho. Após o envio do formulário preenchido, a escola entra em contato para agendar a entrevista de seleção, onde devem comparecer o candidato e o responsável por ele.

 

Por que fazer o Curso Técnico em Agropecuária na FUNDAÇÃO ROGE?

 

O aluno responde:

"Porque a FUNDAÇÃO ROGE aborda conteúdos sobre a área, trabalhando nossos valores, buscando a formação humana integrada ao lado profissional. Moldando nossa inteligência emocional e o nosso profissionalismo, nos ensina a aplicar na técnica o que aprendemos, da melhor forma possível. Nos dando oportunidades de expandir nossos conhecimentos e buscar sempre a excelência, com profissionais que oferecem suporte em tudo o que fazemos. Temos ótimas aulas, conteúdos, palestras, prática, estágio, dias de campo, eventos e união. Aqui somos uma família que focamos em crescer juntos.” Carla Beatriz Fernandes, aluna.

O fazendeiro responde:

“(...) A FUNDAÇÃO ROGE é uma referência na formação de pessoas e sobretudo de jovens, os quais andam escassos no meio rural hoje em dia. (...) pelo trabalho diferenciado da FUNDAÇÃO ROGE com seus alunos é que estamos muito satisfeitos com nossa parceria de estágio. (...) Podemos afirmar que estes são diferenciados dos demais alunos das demais escolas, sem falar no tratamento muito próximo e responsável da escola conosco.” Marcelo Maldonado Cassoli – proprietário da Fazenda Capetinga.

O professor responde:

"A FUNDAÇÃO ROGE é a única escola no país com foco em Bovinocultura Leiteira. Se você gosta e pretende atuar nesta área, aqui é o lugar certo para você! Nos preocupamos em criar uma cultura onde todos são acolhidos e tratados com respeito e dignidade. Para nós a formação técnica é importante, porém a formação humana e gerencial são essenciais.   As disciplinas do Ensino Médio são contextualizadas no  Ensino Técnico, para que o aprendizado faça sentido e o aluno visualize a aplicação prática do que está estudando. O mercado de trabalho está recheado de oportunidades para técnicos em agropecuária e para aproveitar é necessário ser um bom profissional. A FUNDAÇÃO ROGE oferece esta formação de excelência gratuitamente!" Leidiane Souza, professora na FUNDAÇÃO ROGE.

O ex-aluno que está no mercado responde:

“A FUNDAÇÃO é completa, ela é amiga, acolhedora. Traz muito mais que ensinamentos técnicos, traz ensinamentos de vida, de valores!  Então eu diria: Por que não estudar na FUNDAÇÃO ROGE? Essa escola traz um leque vasto de oportunidades, e para estar na FUNDAÇÃO ROGE você precisa ter a consciência de que é aquilo que você quer para a sua vida. Assim, você não tira a vaga de quem poderia estar apostando tudo nisso.” Maria Rafaela da Rocha Tavares, Técnica em Agropecuária na Fazenda Atillate. 

Os pais de aluno respondem:

“A escola ajuda muito os jovens que trazem pra gente, pequenos produtores, muito conhecimento técnico. Vamos melhorando e aprimorando cada vez mais. E a escola dá aos alunos um ótimo currículo para poderem trabalhar e vencer na vida. Somos muito gratos a todos da escola”. Fábio e Amanda, produtores rurais de Cruzília - MG, pais da ex-aluna Ana Beatriz Serrate.

 

Quer seguir carreira na bovinocultura leiteira? Conheça o Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE e o processo seletivo anual de novos alunos:

 

SAIBA MAIS



Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.