Blog | FUNDAÇÃO ROGE

Pneumonia em bezerras: como tratar e prevenir?

Written by Fundação Roge | Ter, dez 20, 2022 @ 02:30 PM

Texto baseado no curso "Pneumonia em bezerras leiteiras no Clube Leiteiro, conduzido pela Médica Veterinária Inaiá Eloy.

A Doença Respiratória Bovina (DRB), também chamada de Complexo Doença Respiratória dos Bovinos (CDRB) é um conjunto de doenças do trato respiratório, no qual está inserida a pneumonia.

A pneumonia é um perigo constante para os rebanhos leiteiros, especialmente  no sistema de criação de bezerras e deve ser vista com muita atenção sempre.

Vamos entender um pouco mais sobre a pneumonia?

Onde age a DRB?

Esse conjunto de doenças pode acometer tanto o trato respiratório superior quanto o trato respiratório inferior:

• Trato Respiratório Superior

É formado pelos componentes da face, da cabeça do animal: narinas, cavidade nasal, seios nasais e faringe.

• Trato Respiratório Inferior

São estruturas da região de pescoço e tórax: laringe (região da garganta onde geralmente é feito o estímulo de tosse nas bezerras), traqueia e pulmões.

Por que é importante falar da DRB?

Normalmente, as doenças respiratórias acometem as bezerras entre 4 e 8 semanas de idade, período de maior susceptibilidade.

As DRB’s possuem uma incidência em torno de 23% na fase de pré-desaleitamento. São responsáveis por aproximadamente, 24% dos óbitos de bezerras em aleitamento, e 59% dos óbitos de bezerras na fase de pós-desaleitamento. Por isso é de extrema importância conhecer esse complexo e saber as suas consequências dentro do sistema de produção.

Referências do Padrão Ouro de Criação Bezerras e Novilhas

A edição do Padrão Ouro do ano de 2022 traz, como referências esperadas de morbidade e mortalidade de bezerras leiteiras por doenças respiratórias, os valores abaixo:

• Taxa de Morbidade:
    Aleitamento: menor que 10%
    Pós-aleitamento: menor que 10%
    121 a 180 dias: menor que 2%
    Mais que 180 dias: zero.

• Taxa de Mortalidade:
     2 a 60 dias: menor que 4%

61 a 180 dias: menor que 3%

Observa-se então, que as taxas citadas na incidência das doenças respiratórias no item anterior, estão muito acima das taxas recomendadas pelo Padrão Ouro. Esse é o tamanho do desafio das doenças respiratórias nos sistema leiteiro.

Broncopneumonia

Também chamada de pneumonia, é uma inflamação do parênquima pulmonar, que são as estruturas funcionais dos pulmões, que fazem com que as trocas gasosas aconteçam.

É uma doença multifatorial, ou seja, precisa de mais de um fator presente para acontecer.

O que causa a pneumonia nas bezerras?

Existem dois tipos de agentes causadores da pneumonia:

1. Infecciosos: são vírus, bactérias e agentes parasitários (causa a pneumonia verminótica);

2. Não infecciosos: normalmente relacionados à grande aspiração de material estranho, principalmente líquidos, como o leite (pneumonia aspirativa).

Tratamento e prevenção

Como tratar:

A primeira coisa a ser feita é a remoção da bezerra doente para um local de tratamento, longe dos demais indivíduos. Deve-se então, disponibilizar a ela alimentação de boa qualidade (dieta líquida e dieta sólida). Também é importante fazer o monitoramento constante das demais bezerras.

O tratamento terapêutico é feito através da administração dos medicamentos abaixo, de acordo com a indicação do médico veterinário responsável:

• Antibióticos: Penicilinas, Sulfa, Trimetropina, outros. Atua na infecção bacteriana.

• Antiinflamatórios não esteroidais: Flunixim meglumine (mais comum). Auxilia no processo inflamatório e controle da dor.

• Antipirético: Dipirona (mais comum). Faz o controle da hipertermia (febre).

O tratamento de suporte é feito através da hidratação oral ou parenteral para a estabilização da hidratação do animal. Outra ação de suporte que é possível ser feita é a nebulização com solução fisiológica.

Broncodilatadores (Clembuterol é o mais comum) e expectorantes (Iodeto de potássio e Bromexina são os mais comuns) também são utilizados como tratamento de suporte, como auxiliadores da função mecânica dos pulmões e da eliminação de secreções.

No caso de pneumonias verminóticas, os anti-helmínticos são utilizados: Levamizol, Albendazol, Ivermectina, Oxifendazol, Fenbendazol.

Como prevenir a pneumonia entre as bezerras?

1. Investigar e eliminar os fatores predisponentes;

2. Cuidados e vacinação de vacas no período seco;

3. Cura correta do umbigo;

4. Correta e efetiva colostragem;

5. Evitar ou reduzir os fatores estressores;

6. Programa de vacinação das bezerras.

Como saber se uma bezerra está com pneumonia?

O diagnóstico correto da pneumonia nas bezerras permite um tratamento mais assertivo e um prognóstico mais favorável, e pode ser feito através de:

• Exame clínico: é a observação dos animais com a intenção de identificar mudanças de comportamento e manifestações clínicas como: secreção nasal e/ou ocular, odor fétido na respiração, tosse, ruídos respiratórios, taquicardia, febre, perda de peso e de apetite. Manifestações clínicas bem características entre as bezerras são: a posição ortopneica (a bezerra fica com a cabeça baixada, buscando uma posição melhor para respirar), a relutância em deitar e a dificuldade respiratória.

• Exames laboratoriais: são feitos através de coleta de materiais para a análise em laboratórios ou exames de imagem. Existem vários tipos de exames para isso: Swab nasal, Radiografia pulmonar, Lavado Traqueobrônquico, Endoscopia.

• Exame ultrassonográfico: detecta alterações pulmonares.

• Exame necroscópico: é o estudo de materiais após a morte da bezerra acometida pela doença, para avaliar a causa específica.

“O conhecimento sobre os quadros de pneumonia, sobre o tratamento e as medidas de prevenção fazem toda a diferença na vida das bezerras”. Inaiá Eloy, médica veterinária.

Quer aprender muito mais sobre as doenças que mais acometem as bezerras leiteiras?