---
title: Antes um produtor de leite bem acompanhado do que sozinho!
description: Produtores de leite são muito beneficiados com o gerenciamento eficiente de seu networking. Trabalhar em parcerias aumenta a visibilidade e o boca a boca!
---

[Blog | FUNDAÇÃO ROGE ](https://www.fundacaoroge.org.br/blog)

# [Antes um produtor de leite bem acompanhado do que sozinho!](https://www.fundacaoroge.org.br/blog/parcerias-no-mercado-leiteiro)

 Written by [Fundação Roge](https://www.fundacaoroge.org.br/blog/author/fundação-roge) | Sex, jun 10, 2016 @ 01:30 PM

### Fazenda também precisa ter NETWORKING!

 

*Networking* significa rede de contatos. É a capacidade de se estabelecer uma rede ou uma conexão com algo ou com alguém para a partilha de serviços e informação de interesse em comum.

Na pecuária de leite, o conceito se aplica claramente quando verifica-se que o trabalho em rede, em cooperação, tem gerado resultados muito interessantes há muito tempo.

Trabalhar sozinho já não é mais uma opção neste mundo globalizado também no agronegócio. A fazenda leiteira que ainda insiste, perde espaço para aquelas que participam de sistemas que fortalecem a produção, a venda e a distribuição.

Ampliar o *networking* deve ser uma das prioridades do gerenciamento da fazenda de leite, abrindo novas oportunidades de negócio.

 

### Como trabalhar o networking da propriedade?

 

**Faça trocas!**

Segundo especialistas, primeiramente é preciso ter em mente os objetivos da propriedade leiteira e buscar construir uma rede de relacionamentos que poderá ajudá-la a ser uma referência nessa área. É preciso que o produtor de leite busque parceiros que ajudem a gerar credibilidade e maior alcance para a marca.

Fique junto de [quem já se destaca](https://www.fundacaoroge.org.br), mas também ofereça em troca. Lembre-se de que não há rede sem trocas. Baseado num sentido de reciprocidade, o benefício deve ser mútuo e é mais importante a qualidade do que a quantidade dos contatos.

 

**Esteja presente!**

Participe de eventos de agronegócio e pecuária leiteira, vá a reuniões do seu município e região onde estejam falando sobre o mercado em que você atua, promova encontros!

 

**Gerencie sua lista de parcerias!**

Troque experiências e monte sua lista de contatos. Mas use-a, faça uma gestão das suas parcerias com eficiência.

Segundo a CRMZEN, networking não é só *“almoçar”*, *“tomar cafezinho”* ou *"fechar negócios"*. É relacionamento, é expor seus valores, criar confiança trazendo para perto pessoas que nunca conheceria se estivesse *“sozinho”*.

Considere que um dos maiores benefícios de investir tempo em *networking* é ter como resultado o famoso boca a boca! Ainda não inventaram arma mais forte e eficiente de divulgação que esta!

Pode parecer simples, mas é preciso que muitas pessoas e empresas conheçam e tenham vontade de indicar sua fazenda como referência. Segundo o administrador de empresas e palestrante **Max Gehringer**, *networking *é *"uma questão de paciência e não urgência".*

 É um grande desafio para os produtores de leite! Mas também uma grande oportunidade de continuar em evidência mesmo quando tudo parece estar indo mal.

Procurar contatos, deixar-se visível e estabelecer parcerias vai permitir visualizar novas oportunidades e atrair novos clientes. Busque referências que te agreguem, que acreditem junto com você!

Por isso, coragem! Invista seu tempo e dedique-se de coração às suas parcerias.

 

Sabia que a profissionalização também deve ser uma prioridade na gestão de fazendas de leite?

 

[View full post](https://www.fundacaoroge.org.br/blog/parcerias-no-mercado-leiteiro)

```json
{
  "@context" : "http://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "Fundação Roge"
  },
  "dateModified" : "2025-04-25T14:04:30.865Z",
  "datePublished" : "2016-06-10T13:30:00Z",
  "headline" : "Antes um produtor de leite bem acompanhado do que sozinho!",
  "image" : {
    "@type" : "ImageObject",
    "height" : 600,
    "url" : "https://www.fundacaoroge.org.br/hubfs/parcerias-no-mercado-leiteiro.jpg",
    "width" : 1000
  },
  "mainEntityOfPage" : "https://www.fundacaoroge.org.br/blog/parcerias-no-mercado-leiteiro",
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "height" : 60,
      "url" : "/hs/hsstatic/content_shared_assets/static-1.4092/img/default-amp-logo.png",
      "width" : 60
    },
    "name" : "Blog"
  }
}
```