Doença extremamente infecciosa e contagiosa, a febre aftosa afeta todos os animais de casco fendido e em todas as idades, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Assim como outras enfermidades que fazem parte do manejo sanitário do rebanho, pode causar grandes perdas econômicas para a propriedade rural se medidas eficazes não forem tomadas.
Os animais que adquirem a doença podem apresentar:
A doença afeta a rentabilidade e produtividade da fazenda. Pode causar abortos, perda de peso dos animais e queda na produção de leite.
O produtor rural pode proteger o seu rebanho através de atitudes como desinfetar o local onde os animais estão, controlar carrapato bovino, verminoses em bovinos e aplicar corretamente as vitaminas para os bovinos, além, é claro, de vacinar os animais.
No Brasil, a vacinação periódica contra a febre aftosa é obrigatória em bovinos (bois e vacas) e bubalinos (búfalos). Ela é feita de 6 em 6 meses, a partir do 3° mês de idade.
Um bom manejo sanitário também inclui controle de parasitas, fornecimento adequado de vitamina A para bovinos e monitoramento constante do estado de saúde do rebanho.
Você está em dia com a vacinação do seu rebanho? Entre já em contato com a nossa loja agropecuária AgroROGE e adquira a vacina contra a febre aftosa:
WhatsApp: (35) 99813-8340
Telefone: 📞(35) 3624-1378
Email: atendimento@agroroge.com.br
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466
