Blog

5 dicas para diminuir a mortalidade de bezerras leiteiras




bezerra preta e branca em um pasto, ilustrando um animal saudável, sem risco de mortalidade de bezerras leiteiras

A criação de bezerras leiteiras é uma das atividades mais importantes de uma fazenda. Por isso, o cuidado com o manejo e com a saúde dos animais é fundamental para garantir a produtividade e eliminar os riscos de mortalidade, que é inclusive um grande desafio para produtores rurais. Continue lendo para entender melhor sobre o assunto!
 

 

Fatores que contribuem para a mortalidade de bezerras

 

Os principais fatores que levam a mortalidade podem ser identificados em diversas etapas da criação de bezerras.  Portanto, é essencial estar atento a cada passo, a fim de evitar consequências indesejadas. Conheça alguns desses fatores: 

    • Manejo incorreto: a ocorrência de partos distócicos, desmame incorreto, questões genéticas e outras falhas no manejo podem ser responsáveis por causar a mortalidade dos animais.

    • Doenças: as enfermidades, sendo elas genéticas ou infecciosas, podem causar a morte precoce das bezerras.

    • Umbigo mal curado: um umbigo mal curado em bezerras recém-nascidas pode ser uma fonte potencial de infecção e causar problemas de saúde. Se ele não for tratado adequadamente, pode ocorrer a entrada de bactérias e outros microrganismos.

    • Falta de planejamento nos cruzamentos: quando há cruzamento de touros pesados, com novilhas primíparas, pode acarretar em partos distócicos e a morte do animal.

 

 

5 dicas para diminuir a mortalidade de bezerras leiteiras

 

Existem alguns procedimentos e processos que podem diminuir os casos de mortalidade de bezerras leiteiras, tornando a criação mais eficiente e lucrativa. Portanto, é importante ficar atento a algumas questões, como: 

1. Instalações adequadas: tenha um ambiente adequado para esta categoria de animais. O local deve ser bem ventilado, com facilidade de limpeza diária e construído com materiais próprios para o abrigo.

2. Oferecimento de colostro: o colostro contém uma alta concentração de anticorpos maternos, que são transferidos para a bezerra. Esses anticorpos ajudam a proteger os animais contra doenças e infecções logo após o nascimento, quando seu próprio sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. 

3. Cura de umbigo das bezerras: para fazer a cura de umbigo das bezerras, é importante lavar bem as mãos, colocar a solução antisséptica e desidratante em um recipiente que possa imergir todo o umbigo, fazer a imersão do cordão umbilical até a sua base e em toda a solução por 30 segundos, e trocar a solução para cada bezerra.

4. Cuidados com a alimentação: Além do colostro, é recomendado oferecer uma dieta balanceada, composta por leite ou substitutos lácteos de qualidade, que atendam às necessidades nutricionais específicas das bezerras em cada fase de desenvolvimento. A oferta de água limpa e fresca, bem como a disponibilidade de concentrados e alimentos fibrosos, como feno e ração, são essenciais para garantir um suprimento adequado de nutrientes. 

5. Higiene: bicos, mamadeiras, sondas e baldes precisam de higienização constante antes de serem utilizados em outra bezerra.

 


Como calcular a taxa de mortalidade das bezerras leiteiras

 

A taxa de mortalidade das bezerras leiteiras é um dado importante que as fazendas precisam ter para saber se os procedimentos realizados estão sendo corretos para aumentar os níveis de saúde dos animais. Somente com a taxa de mortalidade é possível entender e tomar decisões sobre a criação de bezerras.


Para ter essa taxa, é preciso realizar um cálculo: faça a divisão do número de animais que morreram pelo número de bezerras que nasceram no mesmo período. Então faça a multiplicação do resultado por 100. Dessa forma, você terá a taxa em termos de porcentagem. O ideal é ter valores de mortalidade abaixo dos 8%


Isso significa que, imagine que na sua fazenda tenha nascido um total de 100 bezerras. O número aceitável de mortalidade será de até 8 bezerras no mesmo período, o que será equivalente aos 8%.

 



Conte com especialistas para ajudar nesse desafio!

 

Utilizar dessas dicas na criação de bezerras pode fazer com que a taxa de mortalidade dos animais diminua. Faça com que o seu rebanho tenha sempre o melhor tratamento, buscando informações e orientações de profissionais especializados. Eles podem ajudar a  implementar todas as práticas necessárias para cuidar da saúde dos animais e aumentar a produção da sua fazenda.

 

Guia de criação de bezerras gratuito

 

 

 

 

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.