Descarte de dejetos e processos de limpeza com o protótipo CAPE

image2-Jun-29-2021-01-18-11-34-PMNas propriedades leiteiras, os dejetos da produção de leite fazem parte das preocupações da gestão diária. Cientes de que cuidar corretamente dos dejetos da fazenda é importante, e que os produtores se preocupam com isso, os alunos da Academia do Leite Carlos Teixeira e Pedro Vieira, apresentaram um trabalho de pesquisa e proposta de protótipo para a solução.

Os alunos partiram de certeza da “necessidade de desenvolver um equipamento de custo mais acessível que qualifique o trabalho realizado pelo colaborador, facilitando a mão de obra, reduzindo o tempo da determinada atividade e melhorando o tempo do colaborador para a realização de outras atividades.”

E a partir desta vontade, criaram o protótipo de um raspador de dejetos para pistas de alimentação, feito com materiais de fácil acesso e baixo custo, o qual nomearam “CAPE”.

image1-Jun-29-2021-01-16-23-91-PM

Figura1 – Carlos Gabriel e Pedro Lucas com o Protótipo CAPE

Cuidar da destinação correta dos dejetos é primordial para o bem estar dos animais, a preservação do meio ambiente e a lucratividade da fazenda. Pisos, camas, superfícies de descanso e áreas externas devem ser sempre limpas garantindo higiene e bem estar, evitando lesões e doenças.

Os alunos afirmam que “Na maioria das propriedades, a limpeza da pista de alimentação dos animais é realizada manualmente. Se essa limpeza for realizada de forma automatizada, o produtor pode até mesmo reduzir o custo da mão de obra, pois o trabalhador poderá realizar outra atividade no horário em que estaria limpando a pista de alimentação.” Afirmam também que, apesar de existirem equipamentos industriais que realizam este serviço, os mesmos requerem mais tempo das equipes.

Materiais do protótipo

Todos os materiais utilizados no protótipo foram materiais que seriam descartados ou de custo baixo, todos de fácil acesso.

Foi utilizado um Motor Tanquinho Arno 127v/10kg, um redutor de velocidade retirado de um portão elétrico, borracha de material EVA, regulador da lâmina frontal, interruptor liga e desliga, corrente de bicicleta, polia de plástico e barras de metalon, que é um tubo de aço de carbono.

image3-Jun-29-2021-01-17-29-78-PMFigura 2- Materiais utilizados

Mais detalhes do equipamento você pode acessar no trabalho completo dos alunos, clicando aqui.

Resultados após os testes

O principal resultado do uso do equipamento atendeu ao seu principal objetivo: houve economia significativa do tempo de limpeza.

Conclusão dos alunos

O protótipo apresenta baixo custo, facilidade de construção e manutenção, atendendo à sua função de realizar um serviço de limpeza de dejetos com eficiência, em menor tempo.

Quer saber mais sobre o tratamento de dejetos em fazendas de leite?

CLIQUE AQUI