Cria e Recria de bezerras leiteiras - Cartilha básica

* Material elaborado por alunos do grupo de estudos de Cria e Recria da Academia do Leite 2017 - Fundação Roge

Fase de Cria:
Vai do nascimento, passando pela fase de aleitamento até o desmame.

Fase de Recria:
Vai do desmame até que o animal atinja a fase reprodutiva.

Tecnologias:

Colostro em pó:

Evita a transmissão de doenças , possui nutrientes e anticorpos, favorece maior ganho de peso, facilita o manejo, porém é de alto custo.

Sucedâneo:

Garante o crescimento, traz benefícios à bezerra e pode ser de baixo custo em relação ao leite integral para algumas fazendas.

Equipamentos:

O alimentador automático de bezerra fica disponível 24 horas com volume e temperatura controlados, aumentando o ganho de peso e facilita a rotina do tratador.

Colostro:

É o primeiro leite que se deve oferecer à bezerra, onde ela adquire a imunidade que não é passada via placenta, trazendo saúde a toda sua vida produtiva. Deve se fornecer 10% do seu peso vivo nas primeiras 6 horas de vida.

Concentrado:

Deve ser fornecido para estimular o animal a se tornar ruminante mais cedo. A ração terá que possuir de 12 a 16% de proteína bruta, fornecendo-se em torno de 600g/dia até o desmame e de 1 a 2 kg/dia após desmame para animais da raça Holandesa.

Volumoso:

Deve ser fornecido a partir da segunda semana de vida,  colaborando para que haja um ganho de peso de 700 a 900g por dia. Fazendo com que elas entrem em suas vidas reprodutivas em menor tempo

Avaliação do Colostro

Por quê avaliar?

Nem todos os colostros apresentam uma boa qualidade, ou seja, não são capazes de transferir quantidade correta de anticorpos à bezerra. O colostro de novilhas tem qualidade inferior ao de vacas mais velhas, pois esses animais já foram desafiados por diversas doenças.

Como avaliar?

Para avaliar o colostro podemos usar o colostrômetro e o refratômetro brix, esses aparelhos tem um custo acessível. O colostrômetro possui uma graduação que mede a qualidade do colostro por sua densidade.

Baixa qualidade < 20mg/mL

Moderado de 20 - 50 mg/mL

Excelente > 50mg/ mL

Já o refratômetro é um aparelho usado na agricultura, mas se usado em líquidos ele indica os níveis de imunoglobulina.

Sanidade

Para que a saúde do seu rebanho não seja prejudicada, a vacinação correta é a maior aliada dos pecuaristas. Pode ser feito o calendário de vacinação e o de vermifugação.

Mudança na vacinação de Brucelose:

Em novembro de 2016, o MAPA concretizou a IN19 na qual foi estabelecido que poderão ser utilizados dois tipos de vacinas para a prevenção da Brucelose a vacina atualmente usada (B19) ou com a RB51. Para mais informações consulte o IMA.

Conheça o nosso “Guia de Criação de Bezerras” e fique por dentro dos principais cuidados nesta fase:

New Call-to-action