Controle de estresse térmico em pequenas propriedades leiteiras

Créditos da Imagem: Diogo Pinto e Fábio Cruz

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelos alunos Diogo Augusto Alves Pinto e Fábio Francisco Ribeiro da Cruz na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2021.

A pecuária leiteira é extremamente dependente dos fatores climáticos, por isso, alterações podem afetar criticamente o manejo e a produtividade dos animais. Durante o verão, quando a temperatura ambiente e umidade relativa do ar se elevam, o desempenho destes animais diminui consideravelmente (PIRES, 2006).

O estresse térmico pode causar efeitos negativos ao bem-estar e ao desempenho tanto produtivo, quanto reprodutivo do rebanho leiteiro.

Consequências do estresse calórico

Tratando de manejo de bovinos leiteiros em condições climáticas elevadas, como é o caso do Brasil, o estresse calórico causa:

• Decadência no consumo de alimentos
  • Queda na ingestão de matéria seca
  • Diminuição da produção e qualidade do leite
  • Redução da competência de imunidade para combater patógenos
  • Prejuízos econômicos consideráveis para a propriedade

Entretanto, estratégias de climatização, para melhora no bem-estar das vacas, entre elas aspersores, proporcionam condições melhores aos animais, reduzindo efeitos negativos do estresse térmico.

Proposta de baixo custo para pequenas propriedades

Cientes dos problemas enfrentados pelos produtores de leite em relação ao estresse calórico, os Técnicos em Agropecuária Diogo Alves Pinto e Fábio Ribeiro da Cruz realizaram em seu Trabalho de Formação Técnica na FUNDAÇÃO ROGE, um estudo em uma pequena propriedade Sítio Alto da Batalha, localizada no bairro Vargem Alegre, em Virginia, sul de Minas Gerais.

A partir do estudo, elaboraram uma proposta de projeto de aspersão para a redução do estresse calórico, com materiais acessíveis às pequenas propriedades e baixo custo.

Os resultados do estudo foram analisados e mostraram ganho de produção com a implantação do sistema.

Confira abaixo o trabalho na íntegra: