Blog

Como medir a eficiência reprodutiva nas fazendas de leite?




Como medir a eficiência reprodutiva nas fazendas de leite

Texto baseado no curso  Reprodução em vacas leiteiras” no Clube Leiteiro, conduzido pelo Médico Veterinário João Barbuio em 2022

 

“A lactação de uma vaca é dependente de um parto anterior” (João Barbuio, Médico veterinário). A reprodução das vacas de leite, portanto, está diretamente relacionada à sua produtividade, o que torna essa questão de fundamental importância na gestão das fazendas leiteiras. Para ser eficiente na produção de leite, a reprodução precisa ser eficiente, o que pode ser medido através de índices reprodutivos específicos, que devem ser acompanhados com muita atenção.

Os principais índices reprodutivos que regem a eficiência reprodutiva de uma fazenda leiteira são:

Taxa de prenhez

 

É o índice reprodutivo mais importante de todos a ser acompanhado nas fazendas de leite para medir a sua eficiência reprodutiva. E consiste na multiplicação de outras duas taxas, a cada 21 dias:

Taxa de Prenhez = Taxa de Serviço  x  Taxa de Concepção

 

Uma outra maneira de se interpretar a Taxa de Prenhez, seria:

Taxa de prenhez

(Imagem: João Barbuio)

IMPORTANTE!

Por que a cada 21 dias?

Porque o ciclo estral (intervalo entre um cio e outro) de uma vaca dura em média, 21 dias. Então é muito importante que as taxas de prenhez, serviço e concepção sejam sempre determinadas dentro deste período.

 

Taxa de Serviço

 

É a taxa que representa a capacidade de se inseminar as vacas, dependendo assim, da ciclicidade das vacas e da eficiência da fazenda em observar os cios de forma adequada e precisa.

Taxa de Serviço

(Imagem: João Barbuio)

  • Um exemplo de “ciclicidade”: a vaca pariu e após 40-45 dias em média, ela retorna a dar cio a cada 21 dias. Ou seja, a vaca volta a “ciclar”.

 

Taxa de Concepção

 

É o índice reprodutivo que mede a eficiência de concepção, ou seja, a porcentagem de prenhez em relação ao total de vacas inseminadas na fazenda. É impactado diretamente, dentre outros fatores, pela qualidade do sêmen bovino utilizado, de como foi feito o descongelamento do sêmen, da capacidade técnica do inseminador, e logicamente, do estado geral das vacas quanto à sua nutrição, sanidade e idade.

Taxa de concepção

(Imagem: João Barbuio)

OBSERVAÇÃO

Forma adequada de descongelamento do sêmen bovino:

  • Retirar o sêmen do botijão de nitrogênio;
  • Colocar em água entre 35°C e 37°C, dependendo da espessura da paleta;
  • Manter na água por 30 segundos;
  • Só depois então, montar o aplicador de inseminação.

 

Exemplo prático utilizando os três índices reprodutivos

 

Índices reprodutivos 

(Imagem: João Barbuio)

Neste exemplo, de 100 vacas aptas para a reprodução, a fazenda conseguiu inseminar (no prazo de 21 dias) 60 vacas (Taxa de Serviço = 60%). Das 60 vacas inseminadas, 30 ficaram prenhes (Taxa de Concepção = 50%, considerada uma excelente Taxa de Concepção em gado de leite). Por fim, das 100 vacas disponíveis para a reprodução, 30 foram emprenhadas (Taxa de Prenhez = 30%, também considerada uma excelente taxa para uma fazenda de leite).

 

Quer aprender muito mais sobre como alcançar eficiência reprodutiva nas fazendas de leite? Confira o curso online conduzido pelo especialista João Barbuio, disponível na nossa plataforma Clube Leiteiro:

Saiba mais

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.