Como descobrir se tenho talento para seguir carreira na agropecuária

Como descobrir se tenho talento para seguir carreira na agropecuáriaO setor agropecuário, assim como outros, está em constante mudança. Os profissionais que desejam seguir carreira na área devem estar dispostos à inovação. Mas como avaliar se seus talentos estão alinhados a essa área?

As transformações das últimas décadas, especialmente a globalização da economia, o desenvolvimento tecnológico e as demandas ambientais e sociais, têm influenciado muito o perfil de formação dos profissionais de forma generalizada.

As demandas advindas da sociedade contemporânea representam desafios aos profissionais que buscam boa formação para atuarem com sucesso, tanto no meio urbano, quanto no meio rural. No que diz respeito ao setor agropecuário, para se produzir alimentos atualmente, é preciso que o profissional do campo observe os direcionamentos que surgem da sociedade e se ajuste a estas demandas.

Perfil profissional para o Técnico em Agropecuária da atualidade

As escolas agrotécnicas têm modificado os currículos de formação do Técnico e incorporado em suas matrizes curriculares conhecimentos  relacionados à questões tecnológicas, preservacionistas e humanistas de acordo com parâmetros de desenvolvimento sustentável do mundo moderno.  Estes conhecimentos são necessários à formação de todo profissional engajado no meio rural, independentemente se sua atuação se dá em propriedades de pequeno, médio ou grande porte.

É fundamental que o profissional que busca capacitação para atuar no campo incorpore e aplique conceitos e práticas na sua rotina de trabalho relacionados à:

• desenvolvimento rural sustentável
  • inovações tecnológicas
  • bem estar animal
  • legislação ambiental
  • desenvolvimento de pessoas
  • gestão equilibrada de conflitos
  • gestão e melhoria de processos produtivos
  • cidadania
  • flexibilidade e espírito colaborativo
  • abertura para aprender sempre
  • atitude proativa para buscar soluções de problemas

Enfim, o profissional bem sucedido no campo precisa combinar, de forma equilibrada, o saber técnico, o fazer responsável e o conviver respeitoso, demonstrando responsabilidade cidadã acima de tudo. Se você tem facilidade com estas questões, certamente será um bom profissional do setor agropecuário.

A FUNDAÇÃO ROGE oferece de forma gratuita e integrada ao Ensino Médio, o Curso Técnico em Agropecuária focado na Bovinocultura Leiteira. Conheça agora mesmo como é o curso:

CLIQUE AQUI

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.