Blog

Benefícios da musicoterapia no bem-estar do rebanho leiteiro




musicoterapiaA música tem sido descrita em diversos estudos como um fator que consegue influenciar psicologicamente e fisiologicamente o comportamento dos seres humanos e dos animais, proporcionando sensações agradáveis como diminuição do estresse e relaxamento.

A produção de leite, necessariamente, caminha lado a lado com o bem-estar animal, tendo em vista que para uma boa produção a vaca leiteira é dependente de estar em pleno gozo de bem-estar.

Diferentes formas de promover o bem-estar são empregadas com intuito de promover conforto aos animais, que refletem por consequência no aumento da produtividade e lucratividade da bovinocultura de leite.

Vários estudos estão sendo desenvolvidos pelo mundo, utilizando a música na promoção de bem-estar. Desde pesquisas envolvendo seres humanos, quanto pesquisas envolvendo animais. O fato é que na bovinocultura de leite, a música influencia tanto no bem-estar das vacas, quanto no bem-estar do ordenhador.

Utilizada com uma ferramenta para minimizar o estresse gerado nas vacas de leite, a musicoterapia tem efeito direto nos animais e nos funcionários, o que possibilita alcançar resultados surpreendentes quando empregada em propriedades com interações negativas na relação ordenhador e vaca, principalmente naquelas que têm sua produtividade afetada pelo manejo aversivo.

Fisiologia 

 

Fisiologicamente, a musicoterapia quando utilizada de maneira correta irá proporcionar ao animal, redução dos níveis de cortisol e de adrenalina, o que reduz o nível de leite residual.

Benefícios da musicoterapia

 

Considerando que agentes estressores relacionados às vacas leiteiras e ao ordenhador estão diretamente ligados a quedas na produção, incidências de mastites e a qualidade do leite, o custo investido na musicoterapia parece ser irrisório, quando comparado com a redução de perdas que promove dentro de uma propriedade.

Contudo, o uso da musicoterapia deve ser aplicada por um profissional capacitado a trabalhar com promoção de bem-estar animal, uma vez que o volume, o ritmo da música e a escolha do local a ser aplicada, devem ser levados em consideração ao usar este tipo de terapia.

A musicoterapia é mais uma das inovações que o homem do campo pode utilizar a favor da bovinocultura de leite. No entanto, sempre é bom lembrar que o “dever de casa”, que é boa nutrição, manejo correto, genética dos animais, sanidade dos animais, entre outros, devem sempre estar perfeitos para depois inserir tecnologias e inovações na propriedade.  

 

Quer saber mais sobre bem estar na fazenda de leite?

CLIQUE AQUI

 

 

Aécio Silveira Raymundy

Aécio Silveira Raymundy

Médico Veterinário, Mestre em Reprodução, Sanidade e Bem estar Animal, Professor e coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá - FEPI e parceiro da Academia do Leite. Por sua experiência na agropecuária e na produção de leite e seus derivados, considera que a profissionalização do homem do campo e seus familiares, é fator vital para o sucesso das propriedades rurais e para o desenvolvimento do setor agropecuário do país.