Armazenamento de silagem: 5 estratégias para o sucesso na fazenda

FUNDAÇÃO ROGE: Sacos pretos em uma fazenda ilustrando o armazenamento de silagem

A silagem é um alimento fundamental na criação de gado bovino, especialmente em propriedades leiteiras. Consiste em forragens verdes ou culturas de grãos que são colhidas, e armazenadas em condições ideais para preservar os nutrientes essenciais, tornando-a uma fonte rica e concentrada de alimento para os animais.

Produzir silagem de alta qualidade é um desafio importante para os produtores. O momento da colheita, o estado da planta e o processo de ensilagem influenciam diretamente na composição e valor nutricional da silagem final - o que, por sua vez, impacta na produtividade do rebanho.

Forrageiras comuns utilizadas para produção de silagem

Esse insumo pode ser produzido a partir de diversas plantas forrageiras, mas algumas são mais comumente utilizadas. Entre as mais populares estão o sorgo, o milho e o capim-elefante.

O sorgo é uma opção bastante visada para produzir silagem, graças à capacidade de se adaptar bem a diferentes solos e condições climáticas, além de produzir uma grande quantidade de massa verde.

O milho faz parte da lista de plantas tradicionalmente usadas para esse fim. Ele tem alta produtividade e é rico em nutrientes e energia, ou seja, tem ótimo custo-benefício para a alimentação bovina.

O capim-elefante é outra forrageira bastante popular, principalmente em regiões tropicais. Ela é conhecida por características como sua resistência e capacidade de produzir forragem em quantidade.

Tipos de silos utilizados nas propriedades

A escolha da melhor opção de armazenamento de silagem depende das demandas e recursos disponíveis na propriedade. A seguir você confere três métodos bastante utilizados:

• Silo em trincheira: consiste em compactar a forragem em uma vala ou trincheira, cobrindo-a com uma lona impermeável e, em seguida, com terra para criar um ambiente anaeróbico que favorece a fermentação. Essa opção é adequada para fazendas com espaço suficiente para escavação e que desejam armazenar grandes volumes de silagem.

• Silo de superfície: uma alternativa para propriedades que possuem espaço limitado ou não têm a capacidade de escavar trincheiras. Nesse método, a forragem é compactada em um local plano e coberta por uma lona impermeável e pesos para evitar a entrada de ar. Embora seja uma opção mais simples, requer cuidados adicionais para garantir a vedação adequada e a qualidade da silagem.

• Silo em sacos: trata-se de uma tática flexível e conveniente para propriedades de menor escala ou com espaço limitado. Nesse método, a forragem é compactada e armazenada em sacos plásticos herméticos, criando um ambiente anaeróbico. Embora seja prático, requer também cuidados para garantir a vedação apropriada.

5 estratégias para o armazenamento de silagem

O armazenamento adequado influencia na qualidade da silagem e evita a perda de nutrientes importantes para a saúde e produtividade dos animais. A seguir, confira algumas boas práticas para aplicar:

• Escolha dos equipamentos e materiais adequados:
Opte por lonas e sacos de alta qualidade, capazes de vedar completamente a silagem. Garanta que os equipamentos utilizados na compactação e manuseio estejam em boas condições de funcionamento.

• Manuseio correto:

Durante o processo de ensilagem, é essencial cuidar para que a forragem seja manuseada adequadamente, garantindo uma distribuição uniforme e evitando pontos de compactação insuficiente.

• Compactação adequada:

A compactação da forragem é fundamental para eliminar bolsas de ar, criando um ambiente anaeróbico favorável à fermentação. Utilize equipamentos apropriados para garantir uma compactação uniforme e consistente.

• Proteção contra chuva e luz solar direta:
Utilize lonas impermeáveis e resistentes para cobrir a silagem e protegê-la contra a chuva. Além disso, evite a exposição direta à luz solar, pois ela pode comprometer a qualidade do alimento.

• Monitoramento constante:

Mantenha uma vigilância regular sobre o local de armazenamento. Verifique se não há vazamentos de ar ou danos na cobertura. Monitore também as condições climáticas para garantir a proteção adequada contra as chuvas.

Ofereça o melhor para o seu rebanho com um armazenamento de silagem eficiente!

Como você viu, o armazenamento eficaz da silagem é importante para garantir um alimento de qualidade e nutritivo para o seu rebanho. Ao seguir as boas práticas mencionadas, você estará protegendo os nutrientes essenciais e promovendo a saúde dos seus animais.

Lembre-se sempre de buscar formas aprimoradas de armazenamento e manejo da silagem. Afinal de contas, essa tática auxilia na produção leiteira – além de impactar a saúde e bem-estar dos seus animais.

Quer aprender mais sobre alimentação de vacas leiteiras e outros temas importantes da área? Acesse nosso portal de cursos online!

Conheça nossos cursos