Alternativas biodegradáveis no controle de carrapatos e moscas

3 Alternativas biodegradáveis no controle de carrapatos e moscas

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelos alunos Kayo Cesar Lourenço de Oliveira, Robson Luis da Silva Junior e Ruan William de Sales  na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2022.

Fazer o controle de carrapatos e moscas que afetam os bovinos é de imensa importância na fazenda, pois as infestações podem causar queda na qualidade da carne e da produção de leite. O mais comum é a utilização de remédios químicos que podem significar um alto custo para o produtor, além da possibilidade de ocorrer a resistência das populações de carrapatos e moscas, intoxicação do operador e o meio ambiente em geral.

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE, realizaram uma pesquisa com a intenção de controlar os carrapatos e moscas das propriedades com baixo risco de contaminação do meio ambiente e fácil manuseio, ao mesmo tempo que seja rentável ao produtor.

Por quê uma solução biodegradável?

Carrapatos e moscas acarretam grandes prejuízos financeiros como os gastos com produtos e a queda na produção de leite. Na maioria das vezes, o tempo e investimento desnecessário para tentar controlar os carrapatos e moscas, por falta de conhecimento técnico piora ainda mais a situação que já é grave.

O manuseio incorreto dos produtos que fazem o controle dos insetos, pode ocasionar contaminação nos operários e no meio ambiente, contaminação do solo, água, no local onde o rebanho reside e o alimento ingerido pelos animais. Além de que os produtos podem causar resistência nas populações, piorando ainda mais o problema. Por isso, os alunos Kayo, Robson e Ruan acharam necessária uma solução feita a partir de extratos vegetais com baixos riscos de contaminação nos operários, animais, e meio ambiente, de uma forma rentável e barata para o produtor, de fácil uso e aplicação.

Os problemas reais

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisadas duas propriedades leiteiras no sul de Minas Gerais, uma com produção diária de 330 litros e outra com 4.500 litros. Ambas já possuíam ações de controle de carrapatos e moscas.

Solução proposta

O objetivo da pesquisa foi apresentar soluções biodegradáveis feitas a partir de extratos de vegetais (Óleo de Eucalipto, Óleo de Citronela e Óleo de Neem) para um manejo natural. Os extratos de vegetais apresentam baixo risco de contaminação e intoxicação, bons resultados no combate aos insetos, e são biodegradáveis, pois apresentam baixo risco de contaminação do meio ambiente.

Extratos vegetais biodegradáveis

Foram testados três tipos de óleos diferentes:

• Óleo de Eucalipto

Custo de 16,00 reais um frasco com 140mL (dados de 2022). Foram utilizadas 50 gotas diluídas em cinco litros de água. Este produto não teve eficiência contra as moscas, sendo considerado o resultado negativo pelos pesquisadores.

• Óleo de Neem

No valor de 12,00 reais o frasco de 100mL (dados de 2022). Foram diluídos os 100mL em dez litros de água. Houve a queda dos carrapatos três dias após a aplicação, provando a eficiência do óleo contra esse tipo de parasita. Os alunos pesquisadores consideraram o resultado positivo contra os carrapatos, porém pela ausência de moscas no momento no rebanho, não foi possível analisar o combate do óleo.

• Óleo de Citronela

No valor de 16,00 reais um frasco de 140mL (dados de 2022). Foram utilizadas 50 gotas diluídas em cinco litros de água. Teve uma grande eficácia contra as moscas na propriedade. Poucas horas após a aplicação, os pesquisadores perceberam que as moscas estavam ausentes, deixando de incomodar as vacas. Notaram ainda que os carrapatos não desenvolveram e nem houve aumento da população, agindo como uma forma inibidora de crescimento e com ação repelente.

Foi percebida uma variação nos resultados, pois cada propriedade apresentou fatores diferentes, como o sistema do rebanho, temperatura do local, alimentação e saúde do animal. Entretanto, notou-se a eficiência do óleo de neem e citronela contra certos parasitas em determinadas situações. O mesmo vale para o óleo de eucalipto que não deve ser totalmente descartado, pois deve-se levar em consideração a maneira e o momento aplicado podendo interferir nos resultados.

Clique aqui para conferir o trabalho completo realizado pelos alunos.

Quer conhecer outros trabalhos de pesquisa e propostas inovadores de técnicos formandos da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI