6 Dicas para organizar a gestão de tarefas na fazenda

Gestão de tarefas na fazenda

* Painel de gerenciamento do Programa MDA/Agro+Lean no Grupo Sekita Agronegócios, São Gotardo-MG.

Na fazenda, como em grande parte das empresas atualmente, as equipes são enxutas, com multitarefas, tempo curto e poucas oportunidades de parar para pensar e reorganizar os processos e as divisões de tarefas. Muitas vezes tudo vai se repetindo, como sempre foi feito.

É aí que entra a importância de se priorizar momentos de “realinhamento” das funções, planejamento de períodos curtos e períodos mais longos e a constante reavaliação de quem está responsável por cada tarefa e como elas estão sendo feitas.

A melhoria contínua deve ser o grande compromisso da gestão de fazendas. Na organização das tarefas, algumas mudanças simples e gradativas podem fazer grande diferença na eficiência das equipes, como as sugestões abaixo, inspiradas no Programa MDA/ Agro+Lean da Clínica do Leite:

1. Seja exemplo

Toda mudança de hábitos e cultura podem gerar desconforto nas equipes. O gestor deve ser o primeiro exemplo de mudança e ter a consciência de que é melhor seguir um passo de cada vez. Mudanças abruptas são muito arriscadas e ninguém segue o que o gestor diz, mas o que ele faz e inspira a fazer!

2. Simplifique!

As pessoas no trabalho aceitam mudar a forma de fazer as coisas se conseguirem enxergar que ficou mais fácil, é claro! Toda mudança proposta na organização do trabalho no dia-a-dia deve ter como principal objetivo, facilitar a vida dos trabalhadores.

3. Conte primeiro com os “aliados”

É importante começar processos de mudança de rotina em áreas onde se tem mais abertura e flexibilidade. Uma equipe mais disposta a novos desafios facilita a chegada de novos processos e acaba sendo exemplo de incentivo aos demais.

4. Escreva e exponha

As atividades combinadas com a equipe devem estar escritas (ou desenhadas) em linguagem de fácil entendimento e expostas em local de grande visibilidade. A gestão à vista nas fazendas é um dos grandes princípios do Programa MDA de Formação Gerencial conduzido pela Clínica do Leite. Tabelas, gráficos, quadros de tarefas e fotos  precisam estar visíveis em local de fácil acesso, próximo de onde as tarefas são realizadas.

5. Crie uma rotina de reuniões

Nada mais que 15 minutos diários com cada equipe em reuniões diárias. Nada mais que meia hora em reuniões para planejar a semana toda. Pode ser difícil começar, mas fará toda a diferença. Faça todos compartilharem suas tarefas, experiências e dificuldades. A troca diária será riquíssima!

6. Tire as pedras do caminho

No Programa MDA, as pedras no caminho da rotina da fazenda são chamadas de “anomalias” e devem ser sempre registradas, investigadas e resolvidas. Pequenas anomalias crônicas podem ser a causa de grandes desperdícios! É preciso dar foco à solução de problemas.

No livro “Sucesso no Leite”, o professor Paulo Fernando Machado afirma: “Em pouco tempo, você vai notar como o compartilhamento de informações gera, nas pessoas, um senso de pertencimento ao negócio - um passo fundamental para mobilizá-las na direção da mudança”.

É comum que os colaboradores não tenham conhecimento sobre os resultados da fazenda. Quer saber como engajar as equipes mostrando os resultados?