Blog

5 dicas de uso saudável dos meios digitais




Design sem nome-Aug-02-2021-05-12-17-79-PMNos anos 90, com o advento da internet e a disseminação do famoso WWW (World Wide Web), o uso de hipertextos e suas conexões geradas a partir dos hiperlinks, deu à internet uma importância social e que ressignificou nossas vidas no que tange à informação, comunicação, consumo, educação, comportamentos e trabalhos.

Com a pandemia do novo Coronavírus em 2020, o que vinha acontecendo gradativamente e as tendências que só seriam aceitas a passos lentos aqui no Brasil, foram aceleradas e implantadas. Podemos citar como destaques: o ensino à distância (EaD) e o trabalho em casa (Home Office).

Tudo isso provocou uma aproximação maior e certamente definitiva com a internet e seus meios digitais. O que era tendência de mercado, passou a fazer parte de nossas rotinas. Hoje estamos rodeados, através de diversos recursos, por mensagens instantâneas, reuniões e aulas virtuais, vídeos, áudios, grupos e canais. São tecnologias que nos aproximaram e que solucionaram o problema do distanciamento, mas é preciso prudência e equilíbrio na sua utilização.

Dicas para a utilização dos meios digitais

 

Apresentamos 5 dicas para utilizar os meios digitais de forma mais saudável, inspiradas no artigo da Harvard Business Review de abril de 2020: 

1- Em uma vídeo chamada, evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo: Embora ninguém esteja vendo, a concentração é muito importante. Ao se dispersar com outras atividades você pode perder detalhes importantes da conversa.

2- Coloque alguns limites e tenha períodos de descanso entre tarefas e chamadas: Ter 10 minutos para poder tomar uma água, levantar da cadeira, fazer um alongamento, faz toda diferença.

3- Crie uma rotina: Tenha horários determinados para dormir, acordar, trabalhar e para o seu lazer. Equilíbrio é a palavra de ordem.

4- Atente-se à sua saúde: Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas ajudam no combate ao estresse e o cansaço excessivo.

5- A internet não pode tomar conta do seu cotidiano: Busque por momentos longe das telas: desligue o celular e o computador, leia um livro, ouça música, passe um tempo com seu pet e sua família.

E para você que é professor, chefe, proprietário, ficam 2 dicas adicionais:

1- Analise se a videochamada é necessária: Às vezes, um e-mail ou uma ligação normal, resolve tudo.

2- Deixe disponível a opção de não ligar a câmera eventualmente: Principalmente quando a reunião for mais longa, isso pode ajudar a reduzir um pouco o estresse.

A tecnologia através dos equipamentos ou através dos programas (aplicativos) é um meio, uma ferramenta para que se chegue onde deseja, é uma forma de estratégia. Mas ela só possui valor se beneficiar as pessoas em todos os aspectos, principalmente se houver uma vida saudável, tanto no corpo quanto na mente, para que não se perca a satisfação, o amor pela profissão, o comprometimento e o brilho no olhar, aquele que somente tem quem ama o que faz!



Durante a pandemia, a educação também sofreu mudanças. Saiba qual é a nova realidade desta área neste período:

CLIQUE AQUI

 

 

Carlos Eduardo Leite

Carlos Eduardo Leite

Bacharel em Computação - Ênfase em Sistemas de Informação, especializado em Qualidade e Produtividade. É aluno do último módulo do Curso de Formação Pedagógica pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Foi professor, coordenador do Curso Técnico em Informática e vice-diretor no CEP - Centro de Educação Profissional "Tancredo Neves" em Brazópolis - MG. Atualmente é professor de Informática Aplicada na Academia do Leite - FUNDAÇÃO ROGE em Delfim Moreira - MG.