Blog

4 fatores fundamentais para as instalações de bezerras




image1-Aug-23-2021-12-31-38-54-PMOs cuidados necessários na fase de criação de bezerras são diversos. O investimento para proporcionar o melhor para os animais neste período, refletirá em vacas produtivas no futuro.  Um desses investimentos de extrema importância é oferecer um ambiente adequado e confortável para os animais.

Clique aqui e aprenda tudo sobre criação profissional de bezerras no Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE. 

Bezerreiro

 

O bezerreiro adequado irá depender da situação de cada propriedade e será adaptado para ela. A escolha da melhor instalação levará em conta os objetivos da fazenda, que podem ser, por exemplo: criar os animais de forma individualizada durante todo o período de aleitamento, ou reunir os animais em determinada fase, ou até mesmo para usar alimentador automático

Os bezerreiros precisam ser bem higienizados. Deve-se fazer o uso de vassoura de fogo e desinfetante. Em instalações abertas é fundamental manter a grama baixa. O sol acaba servindo como um desinfetante. 

O que é importante para uma instalação?

 

Quando se trata de bezerreiro, as seguintes questões são fundamentais:

1- Individualização dos animais

 

Recomenda-se individualizar as bezerras nos primeiros 15 dias de vida. Neste período, a incidência de diarreia é grande. Mantê-las separadas faz com que diminua os riscos de um animal doente acometer os demais. 

Existem propriedades que optam por manter os animais individualizados após estes 15 dias e criá-los desta forma. 

2- Ventilação

 

É muito importante pensar na questão da ventilação para as bezerras. É preciso ter a troca de ar, eliminando os gases acumulados e trazendo ar novo para o local.  

Observação: O animal não gosta de vento se dirigindo diretamente a ele.

3- Economia

 

A instalação deve ser economicamente viável. É fundamental que a propriedade tenha um retorno do investimento. 

4- Conforto

 

É necessário proporcionar conforto para as bezerras. Os animais não podem ficar no sol e chuva o tempo inteiro, não devem ficar em ambientes sujos e abafados, muito quentes ou muito frios. 

Em todas as instalações, sejam individuais ou coletivas, é muito importante levar em conta estas 4 questões. 

Exemplo de instalação para bezerras recém-nascidas

 

Exemplo de instalação para bezerras recém-nascidas

Fonte: de PAULA, M.R

O animal que após seu nascimento, se encontra em um tipo de instalação como esse apresentado pela imagem, está extremamente confortável. Este tipo de instalação também pode ser usado com animais doentes.

Nesta instalação utiliza-se a lâmpada, que é fundamental para secar o animal após sair molhado das vacas em sequência de seu nascimento. A bezerra pode ficar com a lâmpada em torno de 2 a 3 horas, período em que deve se secar. Em regiões frias, o animal pode ficar com a lâmpada a noite toda. A lâmpada deve estar bem posicionada para que não encoste nas costas do animal para não correr o risco de queimá-lo.

*Texto baseado no curso “Criação profissional de bezerras” do Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE, realizado pela zootecnista  Marília Ribeiro de Paula.




Que tal agora saber sobre alguns cuidados fundamentais na fase de criação de bezerras?

Clique aqui

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.