Blog

3 ferramentas essenciais na gestão de fazendas




3 ferramentas essenciais na gestão de fazendas

Imagem: Agro+Lean

Atualmente, costuma-se dizer que, ou o produtor torna sua empresa leiteira eficiente ou ele vai deixar a atividade, seja a propriedade grande ou pequena. A grande diferença entre uma empresa eficiente e outra não eficiente, é a gestão pois, como diz o professor Paulo Machado da Escola Agro+lean, a sua aplicação transforma a fazenda numa escola onde todos aprendem e ensinam continuamente, melhorando os processos, eliminando desperdícios e promovendo um trabalho mais rápido, mais fácil, mais barato e mais seguro levando à maior eficiência.

A gestão de uma propriedade leiteira vai muito além da análise de números e planilhas, ela envolve as pessoas, afinal são os funcionários que fazem o negócio girar. Com tantos atributos à sua função, o gerente precisa estar o mais alinhado possível com a sua equipe para que o fluxo das atividades não pare e para que ele consiga trabalhar onde realmente é importante, no planejamento, na prevenção de problemas. Para isso, o gestor pode contar com a utilização de algumas ferramentas que facilitam o seu trabalho e a comunicação com as pessoas, encontradas facilmente no site Agro+Lean, todas gratuitas. Confira abaixo quais são:

1) Painel de projetos ou tarefas

 

Esta ferramenta facilita muito a vida das pessoas, afinal, ela é nada mais do que uma agenda gigante colocada na parede que nos mostra as atividades programadas para os próximos 3 meses e as atividades da semana em questão. O tempo é escasso e limitado por isso é importante que cada segundo seja aproveitado com eficiência, planejar as atividades da próxima semana e próximos meses auxilia o gestor a não perder o foco e também direciona as pessoas para o que deve ser feito visto que, o painel é possível colocar o nome de todos da equipe ou do setor.

Este painel deve ficar, preferencialmente, onde todos tenham acesso para ser preenchido e consultado com facilidade. Será utilizado todos os dias na Reunião Diária onde será visto o que foi feito ontem, se houve alguma anomalia, o que será feito hoje e se há alguma tarefa a ser adicionada no quadro para os próximos dias. Isso tudo acontece em no máximo 15 minutos com todos os colaboradores de pé em frente ao painel de tarefas.

3 ferramentas essenciais na gestão de fazendas

Fonte: Agro+Lean

2) Painel financeiro

 

Falar em dinheiro com produtor de leite é complicado, cada centavo conta! Mas se ele não souber para onde vai o dinheiro, jamais saberá se teve lucro ou prejuízo, se vale a pena parar com a atividade ou investir mais, é preciso anotar e controlar. Sabendo da dificuldade do produtor na gestão financeira, o Agro+lean criou um painel de Fluxo de Caixa bem simples e eficiente que também dá a visão das contas nos próximos 3 meses e permite que o produtor tome melhores decisões com o dinheiro da empresa.

Neste painel constam todas as despesas que a empresa terá nos próximos 3 meses, o total de saídas, o total de entradas e o fluxo de caixa (Entradas – Saídas) de cada semana e do mês. Fica muito mais fácil controlar o caixa com um painel grande fixado na parede do que apenas consultando o extrato do celular.

3 ferramentas essenciais na gestão de fazendas

Fonte: Agro+Lean

3) Painel de manutenção preventiva de máquinas, equipamentos e instalações

 

Se tem uma coisa que faz o fluxo do trabalho parar na fazenda é máquina quebrada. Imagine se no meio da ordenha da tarde a bomba de vácuo simplesmente quebra, e aí? Pensa na dor de cabeça que isso vai dar, até arrumar alguém que conserte a bomba, as vacas vão ficar esperando, os funcionários vão ficar mais cansados e isso afetará o resultado do trabalho, trazendo sérios prejuízos para a empresa. Tudo isso por uma manutenção que não foi feita, aqui cabe aquele velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Este painel também serve como uma espécie de agenda onde o gestor juntamente com os funcionários envolvidos, podem programar as manutenções preventivas de todas as máquinas, equipamentos e instalações ao longo do ano.  

3 ferramentas essenciais na gestão de fazendas

Fonte: Agro+Lean

Planejar diminui as chances de erros, nem sempre o planejamento é seguido à risca, mas ele dá um bom direcionamento e mostra o melhor caminho a seguir. Lembre-se, o que vai diferenciar as empresas leiteiras, seja grande ou pequena, que vão ficar no mercado é a gestão eficiente.

 

Para engajar as equipes nos grandes desafios da fazenda, o gestor deve saber fazer, antes de mais nada, uma boa gestão de pessoas.

Saiba mais

 

 

Leidiane Cristina Batista de Souza

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.