10 passos para garantir a qualidade do leite

Consumidores cada vez mais exigentes, um mercado mais amplo e uma legislação mais atenta a padrões de qualidade, têm gerado por parte dos laticínios e das indústrias, uma maior exigência por leite de qualidade garantida. Todas as fazendas leiteiras precisam se adequar a esse novo contexto e buscar a qualidade em cada etapa do processo de produção, garantindo assim seu lugar no mercado.

Geralmente, a qualidade é comprometida por falhas operacionais que acarretam em contaminação do leite. Alguns fatores que podem contribuir para isso são erros como descuidos no manejo e equipamentos inadequados na ordenha, falta de higiene com os recipientes, e também animais que apresentam problemas de saúde.

Como obter um leite de qualidade?

As soluções para garantir a qualidade do leite estão mais acessíveis do que muitos produtores acreditam. A Nestlé, em parceria com a Viva Lácteos - Associação Brasileira de Laticínios, destaca 10 passos principais para obter a qualidade do leite.  São eles:

1. Garanta a sanidade do ambiente dos animais
2. Procure cumprir uma rotina para ordenhar as vacas diariamente
3. Oriente que o ordenhador tenha bons hábitos de higiene
4. Faça o teste da caneca telada ou de fundo preto antes de iniciar a ordenha
5. Desinfete os tetos das vacas
6. Evite a presença de pessoas estranhas e outros animais no local da ordenha
7. Lave adequadamente os utensílios, equipamentos e tanque de expansão
8. Estabeleça um programa de controle de mamite para a sua propriedade
9. Evite o uso de indiscriminado de antibióticos nas vacas em lactação
10. Resfrie o leite rapidamente após a ordenha

O produtor que segue as regras e tem como foco a produção de leite com alta qualidade, garantirá o bom retorno financeiro da atividade e a segurança alimentar dos consumidores.

Quer saber quais são os parâmetros de avaliação da qualidade do leite?