Blog

Raiva bovina: doença que causa grandes impactos econômicos




Raiva bovina doença que causa grandes impactos econômicosA raiva, causada pelo vírus Rabdovírus, é uma doença infecciosa que traz diversos prejuízos para os bovinos. Ela é considerada uma zoonose, tem uma evolução violenta e pode levar o animal a óbito. 

Como ocorre a transmissão da raiva?

 

A doença é transmitida para os bovinos através de morcegos hematófagos, espécie abundante em regiões de exploração pecuária. A fonte de infecção sempre é um animal infectado, sendo que o método de transmissão mais frequente é a mordida de um animal portador do vírus.

A presença do morcego é mais comum em currais, construções abandonadas e cavernas.

Sintomas

 

Os animais acometidos pela doença podem apresentar mudanças de hábito, fezes secas e escuras, paralisia dos membros, andar cambaleante, mugido rouco, perda da consciência, salivação intensa, entre outros sintomas. O animal pode chegar a óbito entre 4 a 8 dias depois do início dos sintomas.

Como prevenir

 

Ter foco na prevenção é fundamental, pois a raiva não tem cura. Para isso, deve-se afastar os morcegos hematófagos da propriedade rural.

A vacinação contra raiva é o método mais eficaz de prevenção. Todo rebanho deve ser vacinado anualmente. Recomenda-se aplicar duas doses iniciais, com intervalo de 30 dias e revacinação anual de todos os animais.

 

Adquira agora na nossa loja agropecuária AgroROGE a vacina contra a raiva e proteja seu rebanho! Entre em contato conosco:

Whatsapp: (35) 99721-0172

Telefone: (35) 3624-1378

Email: atendimento@agroroge.com.br

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.