9 erros que você não deve cometer no controle do carrapato bovino

9 erros que você não deve cometer no controle do carrapato bovinoCréditos da imagem: A Lavoura

A infestação de carrapatos no rebanho bovino pode trazer grandes dores de cabeça para o produtor rural. Mas com paciência e medidas eficazes é possível controlar a infestação do parasita e evitar maiores prejuízos para a propriedade.

Como os bovinos adquirem o carrapato?

Os bovinos contraem o carrapato na pastagem infestada. As larvas do parasita, após a eclosão, sobem no animal e se alojam para permanecerem parasitando por aproximadamente 22 dias. Já transformadas em ninfas e depois em adultos, sugam o sangue e se acasalam. As fêmeas fecundadas abandonam o animal e põem os ovos no solo, reiniciando o ciclo.

Quando pode aumentar a infestação do carrapato?

O carrapato bovino tem maior facilidade se espalhar pelo rebanho durante épocas de chuva e calor.

Resultados da infestação do parasita no rebanho

Algumas das consequências da infestação de carrapatos no rebanho são:

• Perda de peso
  • Diminuição na produção de leite
  • Prejudica a qualidade do couro do animal
  • Pode causar anemia

Controle com carrapaticidas

Para manipular e aplicar pesticidas e medicamentos é preciso treinamento, equipamento e infraestrutura adequados. Os erros podem fazer com que a ação não funcione e pode tornar o parasita mais resistente.

Erros mais comuns no controle de carrapatos

Os erros mais frequentes, segundo a cartilha da Embrapa “Principais erros cometidos na luta contra o carrapato dos bovinos” são:

1- Escolha errada e, ou troca indiscriminada de carrapaticidas

Como corrigir: Determinar o carrapaticida ideal para cada propriedade por meio do teste de sensibilidade realizado gratuitamente pela Embrapa Gado de Leite. Não utilizar a mesma base química ou família de carrapaticida por mais de 12 meses. Realizar anualmente o teste para orientar a escolha do novo produto a ser utilizado.

2- Tratamento dos animais quando estão mais infestados

Como corrigir: Controle estratégico: atuar preventivamente com cinco ou seis banhos carrapaticidas nos meses de menores infestações.

3- Preparação errada da solução carrapaticida

Como corrigir: Ler atentamente a bula do produto. Cuidados com dosagem, homogeneização e períodos de carência.

4- Banho mal dado

Como corrigir:

• Administrar o produto no sentido contrário ao dos pêlos e com pressão adequada em todo o corpo do animal, incluindo cara, orelhas e entrepernas.
  • Evitar dias de chuvas e horários de sol forte.
  • Escolher equipamento adequado ao tamanho do rebanho (bomba costal somente em rebanhos muito pequenos).

5- Tratamento pour on mal realizado

Como corrigir:

• Ajustar a dose de acordo com o peso dos animais.
  • Aplicar o produto nos locais recomendados pela bula.

6- Animal recém-banhado mantido longe dos pastos infestados

Como corrigir: Após o banho, os animais devem retornar às pastagens infestadas, para que funcionem como “aspiradores” das larvas.

7- Mesmo número de tratamentos para bovinos de raças diferentes

Como corrigir: Mais cuidados com animais de maior grau de sangue europeu, que são mais sensíveis a carrapatos, bernes, verminoses e ao calor excessivo.

8- Mesmo número de tratamentos para todos os animais de uma mesma raça

Como corrigir: Identificar e cuidar mais intensamente dos animais de “sangue doce”, que são as “fábricas” de carrapatos do rebanho, ou até mesmo descartá-los.

9- Contato imediato dos animais recém adquiridos com o restante do rebanho

Como corrigir: Realizar tratamento carrapaticida e isolar esses animais por 30 dias, antes de sua incorporação ao rebanho.

Se livrar da infestação dos carrapatos no rebanho não é tão difícil quanto parece. Agindo no momento e forma correta, tudo pode se resolver sem causar maiores danos para o animal e a propriedade.

No Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE você pode aprender mais sobre os carrapatos em bovinos, além de outros parasitas que afetam os rebanhos: